Nesta sexta-feira, Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs se enfrentam em São Paulo no NFL São Paulo Game 2025. Para abrir o calendário de atividades, a capital paulista recebeu o primeiro Torneio Nacional de Flag Football Feminino Sub-15 da NFL no Brasil, realizado em um um único dia, contando com a participação de 12 equipes de sete estados brasileiros. O AEVA Amazonas, de Manaus, conquistou o título.
Na decisão, disputada no Parque Ceret, a equipe enfrentou o 4Fun, de Praia Grande (SP). A equipe do Norte do país venceu pelo placar de 7 a 0, conquistando o título de campeão nacional feminino da NFL Flag no Brasil em 2025. O jogo ainda contou com um detalhe especial: toda a equipe de arbitragem foi composta exclusivamente por mulheres.
Com a conquista, o AEVA Amazonas representará o Brasil no torneio inaugural NFL Flag Américas, que será disputado no México, no início de 2026.
— Estamos muito entusiasmados em dar início a mais uma incrível semana em São Paulo com nosso primeiro torneio feminino de NFL Flag no Brasil — disse o general manager da NFL no Brasil, Luis Martinez. — Mulheres e meninas são protagonistas no crescimento do flag football em todo o mundo, e poder dar visibilidade a essas jovens atletas, no contexto do jogo da NFL em São Paulo neste ano, é algo extraordinário. Esse torneio reforça a importância do flag no Brasil para o desenvolvimento do nosso esporte, ampliando ainda mais a expectativa para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028 — complementou.
O flag fará parte oficialmente do programa olímpico de Los Angeles 2028, em iniciativa liderada pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), com apoio da NFL. Jogadores da liga também poderão participar da modalidade nas Olimpíadas.