No trânsito tem espaço para todo mundo. Os carros por aplicativo vieram para ficar e se tornaram a preferência de muitos passageiros. Os táxis seguem na pista, e não ficaram encostados como se pensou com a chegada da concorrência. Nesse mercado concorrido, um outro segmento tem ganhado passagem nesse mercado: os de transporte de luxo. Com serviço voltado para a classe A, empresas têm à disposição veículos que incluem blindagem, motoristas bilíngues e atendimento diferenciado.
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A contratação do serviço é feita também na palma da mão, mas (ainda) fora de aplicativos próprios. Os agendamentos dos trajetos ou por tempo de permanência são através de site ou WhatsApp. As corridas mais requisitadas são de transfer entre aeroportos e hotéis e para eventos.
Na semana passada, a paulista Vippers desembarcou no mercado do Rio, primeira cidade a ter operação fora de São Paulo, iniciada em 2024. A proposta da empresa é oferecer um serviço de transporte com padrão internacional voltado, principalmente, para executivos e personalidades.
A frota própria de carros BMWs híbridos de última geração, com investimento total de mais de R$ 40 milhões em dois anos, é um dos destaques. No interior do veículo, bem mais do que água e balas. Eles são equipados com assentos reclináveis e bancos com função de massagem e dispõem de amenities (termo fino para os populares mimos, referente a produtos e serviços de cortesia com a proposta de melhorar a experiência). Diferentemente dos carros por aplicativo, a empresa conta com motoristas fixos, bilíngues (alguns com domínio de idiomas como espanhol, francês, árabe, polonês, sueco e russo) e com capacitação.
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— O Rio de Janeiro é um dos principais polos econômicos e turísticos do país e se destaca por reunir dois fatores essenciais: um forte apelo turístico e uma presença constante do nosso público-alvo: executivos, políticos, empresários e artistas — explica o empresário e fundador Jaroslaw Piasecki, que se inspirou em modelos de serviços de mobilidade de luxo na Europa e nos Emirados Árabes Unidos. — A cidade concentra eventos de grande porte como o carnaval, shows internacionais e congressos, que geram picos de demanda por serviços premium.
Conquistar um público seleto e de destaque também foi natural para a DM Transporte RJ, criada há 14 anos por Duilio Moamed. Inicialmente, ele prestava serviço para redes de televisão e veículos de comunicação. A proximidade com artistas e eventos fez com que o empresário embarcasse no mundo das celebridades. Para atendê-los, além de uma ampla frota de veículos blindados — composta por carros executivos, minivans, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões —, a segurança reforçada, com escolta, agilizou o crescimento.
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— A demanda do artista é de ter tudo blindado, van da banda, do balé, carro de escolta, caminhão para equipamentos. Fomos buscando tudo isso para poder entregar uma operação completa. Hoje, faço de ponta a ponta. Também conseguimos atender grandes eventos, como Rock in Rio, Cúpula do G20 e Conmebol — conta Moamed, que já trabalhou com nomes como Luan Santana, Xande de Pilares, Luísa Sonza, além de atletas e de delegações de países durante encontros na cidade com chefes de Estado.
Inicialmente, a Vippers vai atender embarques e desembarques em aeroportos e atuar em bairros como Copacabana, Leblon, Ipanema e Barra da Tijuca. Assim como em São Paulo, toda a frota é blindada, um investimento extra em segurança, afirma Piasecki:
— No Rio, como em qualquer grande centro urbano com perfil internacional, é essencial garantir que nossos clientes tenham tranquilidade em cada deslocamento. Proteger o cliente é um desafio ainda maior quando o objetivo é fazer com que perceba isso apenas como um conjunto de detalhes sutis que o fazem se sentir bem. Nosso foco não está na hostilidade do ambiente, mas no bem-estar absoluto do VIP.
Orçamento e contratação do serviço já podem ser feitos através do WhatsApp da Vippers, e pelo site nos próximos dias. Trajetos mais recorrentes, como translados entre aeroportos e grandes hotéis, têm preço fixo, e por hora é cobrado a partir de R$ 1 mil, com flexibilidade para deslocamentos pontuais ou uso contínuo do veículo com motorista. Contratação de mais horas ou trechos tem valores especiais. O próximo passo da marca será lançar um aplicativo próprio para agilizar os pedidos.
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Outra empresa recém-criada voltada para o segmento é a carioca Diamond Service, em funcionamento há dez meses, que conquistou principalmente um público que está no Rio a negócios. O foco no nicho de classe A, destaca o sócio-proprietário Daniel Luz, foi observar a crescente demanda de um público mais exigente e com possibilidade de pagar a mais por isso. Neste momento, o foco é no atendimento na cidade do Rio; no entanto, a cobertura começou a se expandir para outros municípios do estado, como Angra dos Reis, na Costa Verde, e Búzios, na Região dos Lagos.
O passageiro pode fazer orçamento e agendamento via site, e-mail e WhatsApp. E é no tradicional boca-a-boca que a cartela de clientes cresce, principalmente através de hotéis, quando solicitada indicação de transportes executivos, conta Luz. O transfer entre aeroporto e hotel é a opção mais procurada, seguida por atividades pontuais na capital e em período de eventos, como a Cúpula do Brics, em julho.
— A Diamond foi criada porque vimos necessidade na cidade do Rio com aumento do índice de violência, e maior interesse em blindados, primeiro para alugar, seguindo para com motorista. Sabemos que muitas pessoas da classe A vêm para negócios e passeio e buscam ainda mais conforto e segurança. Atendemos a muitos empresários que vêm para reuniões, turistas que vêm com joias e itens caros. E cada vez mais nos procuram quando vão a alguma atividade, como ida a restaurantes, casamentos e eventos — destaca o sócio-proprietário, que vê buscas e negócios aumentarem. Tem cliente já se planejando para o fim do ano, em visita no período do réveillon, adianta Daniel Luz.
Na condução, os motoristas são bilíngues e com tempo de experiência no trânsito. Os valores variam de acordo com alguns fatores, como número de passageiros, distância do trajeto, horário, tempo de permanência com o veículo e antecedência do agendamento.
— Os clientes passam as informações, e já fazemos o orçamento de imediato. Se for para o mesmo dia, num prazo de 3 a 4 horas, em algumas épocas, conseguimos atender. Mas não de imediato, como um aplicativo. Num dos casos recentes, durante o voo a caminho do Rio, o cliente fez o agendamento. Quando ele chegou ao aeroporto, um carro o esperava para ir para o Copacabana Palace.
Hoje, a DM Transporte RJ tem garagens em São Paulo e no Rio, e consegue fazer atendimento em outras partes do país (e até fora) através de empresas parceiras que tenham o mesmo nível de qualidade, ou enviando seu próprio pessoal, quando necessário. Adaptar-se para receber bem passou a ir além dos requisitos como veículos confortáveis e equipados — alguns com televisão, como opções de vans —, atendimento 24 horas e motoristas bilíngues, o que inclui como idioma até mesmo italiano e japonês. A proposta (e o desafio) tem sido se adaptar para atender aos pedidos e prestar auxílio para o que é possível, com atenção às particularidades das demandas.
— Queremos que o cliente tenha o melhor serviço. Para quem é de fora, explicamos onde fica farmácia, restaurante, ponto turístico. No ramo artístico, por exemplo, tem muita movimentação de madrugada, com saída de eventos. Já com atletas, é um caso de lidar com muitas emoções, que vai até um torcedor nervoso na saída de um treino, por exemplo — diz Daniel Luz.
Com uma extensa cartela, o preço do serviço varia, com opção de contratação por rota ou por hora, incluindo fatores como distância, época de baixa ou alta temporada e horário.
— Em média de valor de transfer, do aeroporto para hotel, numa van de 15 lugares é de R$ 500. Isso é requisitado tanto pelo artista que vai embarcar com mais duas pessoas como por um grupo ou família.
Dos ares de São Paulo para o Rio de Janeiro, a Revo viu no mercado fluminense decolar o interesse pelo serviço de mobilidade aérea urbana de alto padrão. A empresa tem sede e rotas fixas no estado paulista, onde opera com mais opções de embarque, com modelo de reserva de assentos únicos, múltiplos e full cabin para quatro destinos, além da possibilidade de voos privados com trechos personalizados para regiões próximas.
O Rio como destino surgiu do interesse de residentes no estado vizinho, que possuem casas em áreas de alto padrão em municípios fluminenses, embora ainda sem rotas fixas, sendo apenas por demanda. O Condomínio Laranjeiras, em Paraty, na Costa Verde, é o trajeto para o litoral mais requisitado, seguido pela vizinha Angra dos Reis e pela capital. De acordo com a Revo, o cliente tem como principal interesse o ganho de tempo, evitando o longo deslocamento terrestre.
A empresa opera no modelo door-to-door, o que inclui transporte em carros executivos blindados desde a casa ou destino inicial do passageiro até o heliponto onde será a decolagem. Para as rotas Rio-São Paulo, a Revo oferece apenas a opção full cabin nas aeronaves de modelos Airbus H135 (5 lugares) e H155 (8 passageiros), sempre com dois pilotos certificados a bordo. A contratação é feita totalmente online, diretamente com o serviço de concierge, via e-mail e WhatsApp.