A Miss Espírito Santo e ex-primeira dama da cidade de Cariacica (ES), Nabila Furtado, morreu nesta terça-feira (22), devido a uma complicação decorrente do quadro de trombose. Ela esteve internada devido à condição por um mês.
- Entrevista: ‘Daqui a pouco, todo mundo vai ser autista ou ter déficit de atenção’, diz psiquiatra sobre excesso de diagnósticos
- Açúcar: o que acontece se você parar de consumi-lo por um mês? Estes são os resultados no seu corpo, segundo especialistas
De acordo com Juninho Geraldo, marido de Nabila e ex-prefeito de Cariacica, a modelo de 35 anos sofreu uma embolia pulmonar.
A trombose acontece quando um coágulo ou trombo se forma e bloqueia a passagem de sangue em veias profundas, geralmente ocorre na região das pernas, o que pode gerar inchaço e dor. Caso ele se desprenda pode seguir para outra parte do corpo, como o pulmão, e causar uma embolia (obstrução de um vaso sanguíneo), que pode levar à morte.
Ela pode ocorrer após cirurgia, algum corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Alguns, no entanto, correm mais riscos.
Pessoas com mais de 50 anos, obesas, puérperas, fumantes ou que tenham feito recentemente cirurgias, sobretudo abdominais e ortopédicas, devem tomar cuidado especial. Também entram na lista mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional ou reposição hormonal, além de pessoas que tenham câncer ou tenham passado muitos dias imóveis na cama. Outro grupo de risco são as pessoas que sofrem de trombofilias.
No caso da trombose aguda, o próprio corpo utiliza mecanismos para dissolver os coágulos que provocam o entupimento das veias. Enquanto a trombose crônica ocorre quando, durante o processo de dissolução do coágulo, as sequelas permanecem no interior das veias. O retorno do sangue fica prejudicado e leva ao aparecimento de inchaço, varizes, escurecimento e endurecimento da pele, além de feridas e outras complicações.
A trombose pode ser absolutamente assintomática ou ter poucos sintomas. Saiba quais são os listados pelo Ministério da Saúde:
- Dor: Diferente da dor da cirurgia;
- Calor: Aumento da temperatura do local que está doendo;
- Vermelhidão;
- Rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo;
- Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio;
- Tosse com sangue.