O carismático mascote italiano da Nintendo, Mario, correu e pulou rumo a quatro décadas de estrelato mundial, ampliando o alcance da indústria dos videogames como um de seus personagens mais queridos.
- Aos 75 anos: Morre a cantora Angela Ro Ro
- Johnny Massaro: ‘Não importa quem eu levo para cama, importa quem eu construo na tela’
No próximo sábado, dia 13 de setembro, será celebrado o 40º aniversário do lançamento do videogame Super Mario Bros., criado pela empresa japonesa Nintendo. Foi a estreia mundial do simpático encanador.
Aqui está um olhar sobre o fenômeno Mario em números:
O jogo em cartucho Super Mario Bros. foi lançado em 1985 para o console Nintendo Entertainment System (NES) nos Estados Unidos e em outros países, e no Famicom no Japão.
Ele vendeu 40,2 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo 6,8 milhões no Japão — o equivalente a um jogo para cada 18 habitantes do país na época.
“Até aquele momento, os usuários do Famicom eram quase todos crianças. Mas Super Mario Bros. chegou a aparecer em revistas semanais de grande circulação ao lado de fofocas de celebridades”, disse à AFP Hideki Yasuda, analista da Toyo Securities.
“Isso mostra o impacto do título — ele ampliou de forma significativa a faixa etária dos consumidores de videogame”, afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/D/D/Kfqp3mSy29GZgL1VBAUA/112275938-a-shopper-c-walks-past-a-super-mario-display-at-an-electronics-store-in-the-popular-shoppi.jpg)
O número de pessoas que trabalharam no jogo de plataforma Super Mario Bros., segundo uma entrevista com seu criador, Shigeru Miyamoto, publicada em um livro japonês de 1988.
A equipe de Miyamoto incluía Takashi Tezuka, que se tornaria colaborador de longa data e contribuiu para muitos jogos das séries Mario e The Legend of Zelda.
A música-tema alegre e instantaneamente reconhecível foi composta por Koji Kondo, responsável pelas trilhas sonoras mais famosas da Nintendo.
Esse foi o tempo que o jogador norte-americano “averge11” levou no mês passado para zerar Super Mario Bros., estabelecendo um novo recorde.
A jogada, que superou a marca anterior por alguns centésimos de segundo, empolgou o mundo do speedrunning — a arte de finalizar um jogo o mais rápido possível, explorando todos os truques e falhas técnicas conhecidos.
O recorde de conclusão do jogo vendado pertence a um jogador japonês, que o finalizou em 14 minutos e 46 segundos, segundo o Guinness World Records.
Número um… nas livrarias
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/y/R/Pz3zPxR0G3hrnUBuvOYg/112282349-files-this-file-photo-taken-on-september-13-2015-shows-super-mario-attempting-to-blow-out.jpg)
O livro mais vendido de todos os gêneros no Japão em 1985 e 1986 foi Super Mario Bros: The Complete Strategy Guide.
Ao longo de 111 páginas, ele detalhava as melhores rotas para atravessar as 32 fases do jogo — todas desenhadas à mão, numa época em que capturas de tela ainda não eram comuns.
O livro vendeu mais de 1,3 milhão de cópias no Japão.
Esse foi o preço alcançado em leilão, em julho de 2021, por um cartucho de Super Mario 64 ainda em sua embalagem original.
Isso fez do jogo — lançado em 1996 para o Nintendo 64 — o mais caro já vendido em um leilão online, de acordo com o Guinness World Records.
No total, os jogos da série Super Mario venderam mais de 452 milhões de unidades até março de 2025, segundo a Nintendo.
Esse número considera apenas os jogos de plataforma e não inclui os derivados de enorme sucesso, como Mario Kart ou jogos esportivos estrelados pelo encanador de roupa vermelha e seus amigos.