No último domingo (10), durante o Dia dos Pais, Virgínia Fonseca compartilhou uma publicação que chamou atenção pela sensibilidade e maturidade. A influenciadora, de 26 anos, fez uma homenagem ao ex-marido, Zé Felipe, de 27, publicando uma foto dele com os três filhos, Maria Alice, 4 anos, Maria Flor, 2, e José Leonardo, de 10 meses, acompanhada por uma mensagem carinhosa e votos de felicidades.
- Veja fotos: Virgínia Fonseca impressiona com shape em campanha de moda fitness
- Conheça o treino de Kéfera com corrida e exercícios funcionais: ‘Desafiador e eficaz’
A atitude foi interpretada por muitos seguidores como um gesto de respeito e consideração, reforçando que o fim de uma união não precisa romper vínculos essenciais, especialmente quando envolve o papel parental. Ao destacar o papel de Zé Felipe como pai, Virgínia demonstrou que vínculos familiares podem e devem ser preservados mesmo após a separação, em nome do bem-estar dos filhos.
A ação também repercutiu como exemplo positivo para outros casais que compartilham a criação dos filhos após o fim da vida conjugal. Ao escolher exaltar o que há de construtivo na relação, em vez de expor conflitos ou ressentimentos, Virgínia sugere que é possível construir um convívio saudável e afetuoso mesmo fora do contexto da união romântica.
Para Henri Fesa, especialista em relacionamentos e fundador da Casa de Apoio Espiritual Henri Fesa, atitudes respeitosas como a de Virgínia ajudam a manter um ambiente emocional mais equilibrado. “Tudo o que você deseja ao outro carrega um significado e reverbera de alguma forma. Quando se alimentam sentimentos negativos, mesmo que apenas em pensamento, isso cria uma energia densa que pode afetar a própria vida”, explica.
Segundo ele, cultivar boas energias após o término não significa, necessariamente, abrir caminho para uma reconciliação. Trata-se, sobretudo, de viabilizar uma convivência mais leve e cooperativa, algo especialmente importante quando há filhos envolvidos.
“Respeitar não é sinônimo de voltar. É sobre reconhecer o que foi vivido, valorizar o que ainda importa e seguir em frente com maturidade”, afirma Fesa. Ainda assim, ele observa que essa postura também pode favorecer um diálogo mais saudável entre ex-parceiros, o que, em alguns casos, pode reabrir possibilidades, desde que exista desejo mútuo.