Uma especialista em relacionamentos e comportamento humano revelou o que nunca se deve perguntar em um primeiro encontro se a intenção é criar uma conexão real. Causar uma boa impressão é essencial em qualquer tipo de relação — seja ao buscar um parceiro, uma amizade ou até mesmo uma oportunidade profissional — e por isso, certos temas devem ser evitados.
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A especialista em comunicação não verbal e pesquisadora do comportamento humano, Vanessa Van Edwards, participou do podcast The Diary of a CEO, apresentado pelo empresário britânico Steven Bartlett, e alertou: dificilmente há uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão.
Segundo ela, se a intenção é parecer interessante, inteligente e autêntico, é preciso escolher com cuidado as palavras para que os outros entendam suas verdadeiras intenções. Para Van Edwards, uma das perguntas que jamais devem ser feitas logo no início é: “Com o que você trabalha?”. Embora pareça uma maneira simples de descobrir como a pessoa ocupa seu tempo, a especialista afirma que essa pergunta pode destruir o potencial de uma conversa interessante.
“Pare de perguntar ‘Com o que você trabalha?’, pare de dizer ‘Como você está?’ ou ‘Como vão as coisas?’. Se você fizer esse tipo de pergunta, é claro que a conversa não vai fluir — são as perguntas mais entediantes que existem”, afirmou.
Van Edwards propôs um desafio: passar 30 dias sem perguntar “Com o que você trabalha?”. Segundo ela, essa pergunta pode soar rude — sem que você perceba — e comprometer suas chances de conquistar alguém. Ela explica que, na prática, ao perguntar isso, você pode estar comunicando: “Quanto você vale?”, o que é invasivo, principalmente para alguém que não se define apenas pela profissão.
Em vez disso, ela sugere abordagens mais abertas e envolventes, como: “Você está trabalhando em algo empolgante ultimamente?”
Essa forma de perguntar cria uma “conexão com permissão”, ou seja, permite que a pessoa compartilhe o que realmente considera interessante.
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“Isso também rende bons ganchos para uma próxima conversa”, explicou. “Você pode dizer: ‘E aí, como está indo aquele projeto que parecia tão empolgante?’” Outra pergunta que ela recomenda para aprofundar a conexão é: “Qual é o seu maior objetivo no momento?”
Van Edwards é autora de best-sellers como Captivate: The Science of Succeeding with People (2017) e Cues: Master the Secret Language of Charismatic Communication (2022), que entrou para a lista de mais vendidos do Wall Street Journal.
Seu canal no YouTube tem mais de 1 milhão de inscritos e ultrapassa 66 milhões de visualizações. A especialista estuda como gestos, expressões faciais, tom de voz e linguagem corporal afetam a forma como somos percebidos, e busca ajudar as pessoas a desenvolverem carisma, empatia, confiança e habilidades sociais.
The Diary of a CEO é um dos podcasts mais populares do mundo, com mais de 10 milhões de inscritos no YouTube. No programa, Steven Bartlett entrevista personalidades influentes dos mundos dos negócios, esportes, saúde mental, cultura e entretenimento.
Na conversa com Van Edwards, o foco principal foi explorar as emoções humanas por trás do sucesso e a importância do domínio da linguagem para todas as áreas da vida — especialmente nos primeiros encontros.