Dominar um segundo ou terceiro idioma, além de ser um diferencial valioso, tornou-se uma necessidade para ser competitivo e ter acesso às melhores oportunidades de trabalho, devido às exigências atuais. Embora psicólogos e professores afirmem que a melhor idade para aprender, reproduzir e reter outro idioma seja na infância, especialistas em tradução garantem que há um idioma fácil de internalizar, independentemente da idade.

  • Entenda: Pessoas a partir dos 50 anos que usam smartphones têm menor risco de declínio cognitivo
  • Veja quem é a treinadora (e ex-porta-bandeira) responsável pelo corpão de Tais Araújo em ‘Vale tudo’

De acordo com um estudo realizado pela plataforma de tradução humana baseada em inteligência artificial Unbabel, o africâner, apesar de ser uma opção pouco conhecida, é o idioma mais fácil de aprender no mundo.

Segundo a revista Babbel, plataforma de aprendizado de idiomas online, o africâner é uma das 11 línguas oficiais utilizadas na África do Sul e tem cerca de 90% do seu vocabulário derivado do neerlandês, idioma do qual se originou.

Bandeira da África do Sul sendo exibida no alto de um automóvel — Foto: Bloomberg

Esse idioma, que talvez não lhe soe familiar, é falado em mais de seis regiões do mundo, embora em menor escala do que em sua região oficial. Se você for à Namíbia, Austrália, Botsuana, Reino Unido, Nova Zelândia e Zimbábue, poderá encontrar pessoas que o dominam.

O que o torna fácil de aprender?

  • Não utiliza conjugações verbais complexas;
  • Somente os tempos passado, presente e futuro são usados;
  • O sujeito não altera a forma dos verbos;
  • De acordo com o Talk Pal, aplicativo de aprendizado de idiomas, há apenas dois artigos definidos e indefinidos.

Além disso, segundo David Milburn, um falante de africâner, outra característica que o torna atraente e prático é a ausência de distinção entre letras maiúsculas e minúsculas, ao contrário do alemão e do neerlandês.

  • Veja também: Por que você não deve espremer espinhas? Especialista explica
  • Ozempic: os 2 principais alimentos que deixam de ser consumidos por quem toma o medicamento, segundo novo estudo

Esses cinco fatores tornam o africâner uma opção acessível para quem pensa em aprender uma língua diferente da nativa, já que lidar com combinações gramaticais complexas é uma das tarefas mais tediosas ao começar a se expressar em um novo idioma.

Considerando as informações da Unbabel, atualmente aproximadamente nove milhões de pessoas no mundo falam africâner. Se você se interessa em aprendê-lo, o portal recomenda consumir mídias e entretenimento sul-africanos, pois o idioma é frequentemente abordado nesses conteúdos.

este é o idioma mais fácil de aprender, segundo especialistas em tradução