BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Europa e Ucrânia preparam proposta de 12 pontos para acabar com a guerra da Rússia

BRCOM by BRCOM
outubro 21, 2025
in News
0
Autoridade americana afirma que Donald Trump descarta um encontro “no futuro imediato” com seu homólogo russo, Vladimir Putin — Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

As nações europeias estão trabalhando com a Ucrânia em uma proposta de 12 pontos para encerrar a guerra da Rússia nas atuais linhas de batalha, rejeitando as novas exigências de Vladimir Putin aos EUA para que Kiev entregue território em troca de um acordo de paz. Um conselho de paz presidido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, supervisionaria a implementação do plano proposto, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

  • Contexto: Trump se reúne com Zelensky na Casa Branca após ligação ‘produtiva’ com Putin
  • Balde de água fria? Zelensky deixa a Casa Branca sem os mísseis Tomahawk, e Trump vê Putin disposto a negociar

Assim que a Rússia seguir o exemplo da Ucrânia e concordar com um cessar-fogo, e ambos os lados se comprometerem a interromper os avanços territoriais, as propostas preveem o retorno de todas as crianças deportadas para a Ucrânia e a troca de prisioneiros. A Ucrânia receberia garantias de segurança, fundos para reparar os danos da guerra e um caminho para ingressar rapidamente na União Europeia.

As sanções à Rússia seriam gradualmente suspensas, embora cerca de US$ 300 bilhões (R$ 1,6 trilhões) em reservas congeladas do banco central só fossem devolvidos quando Moscou concordasse em contribuir para a reconstrução da Ucrânia no pós-guerra. As restrições seriam revertidas caso a Rússia atacasse seu vizinho novamente.

Moscou e Kiev entrariam em negociações sobre a governança dos territórios ocupados, embora nem a Europa nem a Ucrânia reconheçam legalmente qualquer terra ocupada como russa, disseram as pessoas.

Até agora, a Rússia rejeitou os apelos para encerrar os combates nas linhas atuais, apesar de ter sofrido muitas baixas na guerra que já tem mais de três anos de duração.

  • ‘Guerra contra os civis’: Ucrânia denuncia ataque russo com quatro mortos, 600 drones e 12 horas de duração

Os detalhes do plano estão sendo finalizados e ainda podem mudar, alertaram as pessoas, que pediram para não serem identificadas por discutirem deliberações privadas. Qualquer proposta também precisaria da aprovação de Washington, e autoridades europeias podem viajar aos EUA esta semana, disseram as pessoas. Uma delas é o chefe da Otan, Mark Rutte, que foi a Washington nesta terça-feira para uma reunião com Trump. Os detalhes ainda não foram divulgados.

Após uma ligação com Putin e uma reunião na Casa Branca com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o presidente dos EUA disse que a Rússia e a Ucrânia deveriam “parar onde estão”. “Sangue suficiente já foi derramado, com os limites das propriedades sendo definidos pela guerra e pela coragem”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.

Trump disse que concordou em se encontrar com Putin em Budapeste, Hungria, nas próximas semanas. O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, conversou por telefone na segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, mas os dois lados não conseguiram chegar a um acordo sobre uma reunião para preparar a cúpula.

Autoridade americana afirma que Donald Trump descarta um encontro “no futuro imediato” com seu homólogo russo, Vladimir Putin — Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O Kremlin tentou minimizar as expectativas de um encontro próximo entre Putin e Trump.

— O trabalho que temos pela frente será desafiador — disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na terça-feira, segundo o serviço de notícias Interfax. — Nem o presidente Trump nem o presidente Putin deram um prazo preciso. É necessária preparação, uma preparação séria.

  • Incursão de drones: Europa planeja ‘muro antidrone’ para se proteger contra Rússia

Líderes europeus disseram que “apoiam fortemente” uma interrupção imediata da guerra da Rússia na Ucrânia, juntamente com as posições existentes para permitir negociações de paz, em uma declaração na terça-feira.

Os aliados da Ucrânia da chamada Coalizão dos Dispostos se reunirão na sexta-feira. Uma cúpula de líderes da União Europeia em Bruxelas, na quinta-feira, discutirá sanções adicionais contra o Kremlin, bem como ajuda financeira à Ucrânia por meio do uso de ativos congelados do banco central russo.

Embora Zelensky tenha criticado Budapeste como um local para negociações devido à postura favorável à Rússia do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, ele disse que participaria das negociações da cúpula se fosse convidado.

— Estamos mais próximos de um possível fim da guerra, posso garantir isso — disse a repórteres em Kiev após sua visita aos EUA. — Isso não significa que ela acabará definitivamente, mas o presidente Trump conquistou muito no Oriente Médio e, aproveitando essa oportunidade, ele quer acabar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

O presidente russo renovou as exigências para que a Ucrânia ceda toda a região oriental de Donbass durante sua conversa com Trump na quinta-feira, segundo as fontes. As tropas russas não conseguiram ocupar totalmente a área, que compreende as regiões de Donetsk e Luhansk, em mais de 11 anos de combates, e provavelmente levariam anos para fazê-lo, se é que conseguiriam.

  • Entenda: O que significaria para a Ucrânia ceder o Donbass, como exige Putin?

Não está claro se Moscou está disposta a fazer concessões territoriais em outras áreas em troca, disseram as fontes. Além da Península da Crimeia, anexada ilegalmente em 2014, e de partes do Donbass, a Rússia também ocupa parcialmente e reivindica as regiões ucranianas de Zaporíjia e Kherson.

Europa e Ucrânia preparam proposta de 12 pontos para acabar com a guerra da Rússia

Previous Post

Fux pede a Fachin para mudar de Turma no STF; veja ofício

Next Post

A burocracia do Ministério das Cidades e os estados de oposição

Next Post
A burocracia do Ministério das Cidades e os estados de oposição

A burocracia do Ministério das Cidades e os estados de oposição

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.