O ex-goleiro italiano Emiliano Viviano, de 39 anos, rebateu as críticas dos jogadores Weston McKennie e Timothy Weah, da Juventus, sobre a gastronomia da Itália. Ele definiu a comida americana como “a pior do mundo” e sugeriu que eles não voltassem da Copa do Mundo de Clubes, realizada nos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos são o país com a pior comida do mundo. Eles fritam até as solas dos sapatos. Se eu fosse (a primeira-ministra italiana Giorgia) Meloni, não o deixaria voltar para a Itália!”, manifestou o arqueiro com passagens pelo Arsenal, Palermo, Fiorentina e Sampdoria.

A fala polêmica de McKennie e Weah aconteceu durante o podcast “Juventus Talk With Us”. Quando questionados sobre a culinária local, desde que chegaram à Série A, McKennie disparou: “Vocês não têm variedade — é massa, pizza, peixe, bife”.

“Sabe qual é o problema da comida italiana? É ótima, é uma boa comida específica que vocês fazem muito bem, mas nos Estados Unidos, se eu for a uma hamburgueria ou a uma churrascaria e depois for a outro lugar 10 minutos adiante, ainda estarei comendo um hambúrguer, mas com um sabor completamente diferente. Na Itália, vou a um restaurante e peço um macarrão ao (molho) pesto, ando 10 minutos e peço outro macarrão ao pesto, é a mesma coisa”, disse.

Weah concordou com o companheiro de equipe, e ainda garantiu que “prefere a comida ítalo-americana” à verdadeira. Os comentários causaram indignação na Itália.

Timothy Weah e Weston McKennie discutiram a comida italiana durante um podcast da Juventus — Foto: Reprodução

“Como você pode dizer que não há variedade na culinária italiana? Sua própria definição de “variedade” me irritou. McKennie, há 200 milhões de americanos e tudo o que vocês comem são hambúrgueres. A verdade é que toda a comida dos Estados Unidos foi trazida para lá por outras nações. Só quero dizer a McKennie que ele conseguiu a incrível façanha de unir toda a Itália contra ele. Não se trata mais de torcedores, ele pode ser insultado por absolutamente todo mundo”, acrescentou Viviano.

Segundo o site Football Italia, as escolhas alimentares de McKennie já haviam intrigado outros jogadores da Velha Senhora, que ficaram “notoriamente horrorizados quando ele sugeriu biscoitos e brownies no macarrão” ou “molho ranch na pizza”. “Mais recentemente, ele proclamou sua receita especial de macarrão com pesto, tomate e frango”, acrescenta o site.

ex-goleiro rebate críticas de jogadores americanos da Juventus a culinária do país