Uma explosão em um armazém que armazenava fogos de artifício no norte da Califórnia, nesta terça-feira, provocou um “espetáculo pirotécnico”, acompanhado de chamas e fumaça. O incêndio, ocorrido em uma área majoritariamente rural em Esparto, começou no final da tarde. A informação foi confirmada por Curtis Lawrence, chefe do Distrito de Proteção Contra Incêndios de Esparto, durante uma coletiva de imprensa.

  • Assista: Vídeo mostra drone resgatando homem ilhado durante enchente na China
  • ‘Chuva de dinheiro’: Helicóptero lança R$ 27 mil nos EUA para cumprir último desejo de milionário

As autoridades não divulgaram informações sobre feridos, mas confirmaram que várias estruturas estavam em chamas. A causa da explosão ainda é desconhecida, de acordo com o New York Times. Quando as equipes de combate a incêndios chegaram na noite de terça-feira, encontraram “diversas explosões e vários focos de incêndio em toda a área”, afirmou Lawrence.

Grande explosão destrói completamente armazém de fogos de artifício na Califórnia

“Tudo o que sentimos foi tudo tremendo”, contou Bryan Sandoval, morador de Esparto, ao Sacramento Bee. Ele e sua família evacuaram imediatamente a casa onde moram. A fumaça alcançou cerca de 4.500 metros de altura e foi vista a quilômetros de distância.

“O incêndio levará tempo para esfriar, e, quando isso acontecer, especialistas em explosivos precisarão entrar com segurança no local para avaliar e isolar a área”, informou, em um comunicado, o gabinete do Xerife do Condado de Yolo. O gabinete também pediu que as pessoas evitem a área por pelo menos vários dias.

O gabinete do xerife estabeleceu uma zona de evacuação de cerca de 1,6 km ao redor da instalação e reiterou que a população deve manter distância da região. Ainda segundo o xerife, “nenhuma investigação criminal está em andamento neste momento”, mas a Unidade de Investigação de Incêndios Criminosos e Bombas do Corpo de Bombeiros do Estado da Califórnia está liderando a investigação para entender o caso.

A explosão ocorre em um momento delicado, apenas dois dias antes do feriado de 4 de Julho. Nesta época, a demanda por fogos de artifício atinge o pico, e o risco de incêndios florestais é elevado.

Explosão destrói armazém de fogos de artifício e causa ‘espetáculo pirotécnico’ na Califórnia; assista