Treze anos após subir ao palco com Lady Gaga, acampar na rua e perder documentos e dinheiro, Leonardo dos Santos está pronto para reviver a emoção de estar frente a frente com a artista. Na época, ele tinha 18 anos e saiu sozinho de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, sem saber se conseguiria entrar no primeiro show da cantora no país. Agora, aos 31, retorna à capital fluminense para rever sua diva — desta vez, nas areias lotadas de Copacabana.
— Eu só sabia chorar, e ela sentiu aquilo, pegou na minha mão e chorou também. Lady Gaga é como se fosse da minha família, é como uma mãe — disse Leonardo dos Santos, fã da cantora há mais de 15 anos.
Em 2012, Gaga fez sua primeira apresentação no Rio com a turnê Born This Way, no Parque dos Atletas, na Zona Oeste. Durante o show, ela cravou a capital carioca como seu “lugar favorito em todo o mundo”:
— Viajei o mundo inteiro, mas eu nunca me senti tão feliz como estou me sentindo no Rio — falou a cantora na ocasião.
Com 18 anos, Leonardo não pensou duas vezes quando soube que Lady Gaga se apresentaria no Rio: comprou o ingresso com o primeiro salário mesmo sem ter companhia para o show. Em um estacionamento da cidade, ele trabalhou dobrado por cinco dias seguidos só para conseguir folga e acampar na entrada do Parque dos Atletas, garantindo um bom lugar na fila.
— Eu era um menino que nunca viajou sozinho, indo para o Rio, somente com o meu ingresso, minha passagem de volta e mais uma camisa que fiz de presente para ela — lembra Leonardo, que hoje trabalha como garçom em um hotel.
Em meio ao caos e à ansiedade para garantir um dos primeiros lugares na fila, que se formava do outro lado da rua do Parque dos Atletas, ele acabou perdendo a identidade e até a passagem de volta para casa. O susto foi grande, mas a solidariedade falou mais alto. Os amigos que fez durante os dias acampado o ajudaram a convencer a organização do evento de que ele havia realmente perdido o documento:
— Antes de subir no palco eu nem sabia se iria conseguir entrar no show. Pensei: “como vou voltar para casa? Perdi um dos maiores sonhos da minha vida”. Aquele era o único dinheiro que tinha. Não tinha cartão, familiar, nem amigos ali.
Assim que os portões abriram, ele era o 20º da fila e correu até a grade. Com o coração acelerado, se posicionou o mais perto possível do palco. O que não imaginava era que, naquela noite, Lady Gaga o notaria e, entre mais de 30 mil fãs, o escolheria para subir ao palco e cantar com ela uma de suas músicas favoritas: Hair (2011).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/E/f/fEc5q2Tui2ysOePO1nxg/whatsapp-image-2025-04-29-at-17.15.46-1-.jpeg)
Segundo o fã, o momento em que foi escolhido por Lady Gaga para subir ao palco foi tão emocionante que ele mal conseguiu dizer uma palavra. No meio do desespero para alcançar o palco, chegou a perder até o tênis — mas, tomado pela emoção, só percebeu bem depois.
— Eu estava lá, com ela. Só sabia chorar, e ela me olhava e falava: “Don’t cry” (não chore, em inglês), e eu não consegui falar que amava ela. Queria ter dito “I love you”, mas fiquei desnorteado com o momento. Minha única reação foi chorar e dar um beijo na bochecha dela, que foi quando ela desmontou — contou o fã.
Além dele, a diva do pop chamou mais dois para subir ao palco. O momento, registrado por milhares de celulares, virou história entre os little monsters, como os fãs da cantora são chamados. Depois que Leonardo deu um beijo na sua bochecha, Gaga se emocionou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/S/K/fITM0ZRPeAqNSHoFbOJg/whatsapp-image-2025-04-29-at-17.15.46.jpeg)
Um dos momentos que mais marcou Leonardo foi quando Lady Gaga o chamou para sentar ao seu lado. Ele conta que a artista enxergou seu nervosismo e fez massagem nas suas mãos.
— Ela chorou, e o Rio também, esse foi um dos melhores dias da minha vida. Teve um momento em que ela pediu a minha bandana. Coloquei nela e foi muito emocionante. Consegui também entregar a camisa que havia feito para ela — contou o fã.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/M/x/YBduB2ROq1tEaN1IrUjg/whatsapp-image-2025-04-29-at-17.15.26.jpeg)
O little monster conta que, durante os três dias que passou na fila do show, a equipe de Lady Gaga distribuiu pizzas para os fãs. Na caixa, um recado carinhoso: “To: my Little Monster. From: Gaga” (Para: meu monstrinho. De: Gaga, em inglês).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/2/T/l8qjedQMCPC8JKWPO0qQ/whatsapp-image-2025-04-29-at-17.15.25.jpeg)
Reencontro mais que esperado
Treze anos se passaram, mas o brilho daquele encontro segue intacto para Leonardo. Em 2017, o fã que subiu no palco ficou sem rumo ao saber do cancelamento do aguardado show no Rock in Rio. Ele havia comprado o ingresso e estava pronto, com o look preparado, para rever sua cantora favorita.
— Eu estava no trabalho quando soube. Um amigo me contou, pois eu já era conhecido por ser fã dela. Chorei horrores. Coloquei na minha cabeça que, para onde ela for, agora eu vou. Não importa a loucura que tenha que fazer — contou o fã.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/v/n/v87YuhSGCBe4QdAAvweg/arte-4-.png)
Com a volta da cantora ao país neste ano, as lembranças daquele dia ganham ainda mais força.
— Estou mais que confirmado. Já trabalhei dobrado para conseguir chegar com calma no Rio. Não consegui o lugar no espaço VIP, mas não importa, estarei lá na areia. Não perderia por nada — contou Leonardo.