Uma legião de fãs de Lady Gaga tomará a praia de Copacabana no sábado (3), quando a cantora realiza seu tão esperado show gratuito. Mas a celebração da vinda da Mother Monster, como é chamada pelos tietes, deve começar antes. Além dos fãs que já estão no Rio e ocupam a orla à espera do evento ou de uma aparição da artista, outros se organizam e prometem festas em homenagem à cantora. É o caso do fã site RDT Lady Gaga, que reúne colaboradores de todo o Brasil e organizou um evento para esta quinta-feira (1°), com line-up quase que totalmente dedicado à Gaga, em um espaço para eventos no centro do Rio, o 154 Sacadura.
O maranhense Gabriel Abreu é publicitário e um dos administradores do fã site, que, diferente de um fã clube, funciona primeiro como uma plataforma online, onde são publicados conteúdos e novidades sobre o artista em questão, e não somente como uma comunidade. Segundo ele, a “RDT Party: Gaga in Rio” funcionará como um esquenta para o show. A expectativa é que recebam 2 mil pessoas.
A festa, que será open bar, terá sete horas de duração, das 22h às 5h. Os ingressos, já no lote extra, custam R$ 200 e precisam ser comprados antecipadamente.
— Nós fazemos uma festa para todo lançamento importante da Gaga, seja de álbum ou de filme, para celebrarmos aquele momento. Estamos animados em dobro, para a festa e para o show. Será incrível — disse Gabriel.
O publicitário diz que, em geral, as festas acontecem em São Paulo, onde o grupo tem mais público e adesão. A primeira foi em 2017, para comemorar a vinda da cantora ao Rock in Rio. A apresentação em questão foi cancelada devido a uma crise de dores causadas pela fibromialgia, doença crônica com a qual Lady Gaga convive.
— Na época, a gente marcou para um ou dois dias depois do show. Quando veio a notícia do cancelamento, nossa melhor decisão foi não cancelar a festa. Foi um momento para a gente afogar as mágoas, o pessoal se abraçava e chorava junto, mas se divertia muito — contou ele.
Antes disso, a cantora se apresentou em solo brasileiro em 2012, quando passou pelo Rio, por São Paulo e por Porto Alegre com a turnê “Born This Way Ball”.
— Não fui ao show de 2012, então esse será o meu primeiro show dela. Estou muito animado — dividiu o fã.
Dos demais eventos para celebrar o show em Copacabana, em março, a comunidade organizou um flash mob na Avenida Paulista, que atraiu outros little monsters e curiosos que passavam pelo local.
A coreografia, que viralizou nas redes sociais e foi republicada pelo perfil da própria Lady Gaga, foi criada pelos bailarinos Renan Silveira e Frank Lucena, fãs de carteirinha da cantora.
O fã site — que se apresenta nas redes sociais como o maior do tipo dedicado à Lady Gaga no Brasil e na América Latina — foi criado em 2011, como um blog, pelo mineiro Hythalo Braga. Naquele momento, Gabriel conheceu o RDT pelo falecido Orkut. Quando a rede social anunciou o fim das atividades, o maranhense sugeriu para Hythalo que migrassem para um fórum, para seguirem com a comunidade que havia sido criada. A parceria entre os dois deu tão certo que, pouco tempo depois, Hythalo convidou Gabriel para administrar o portal com ele.
— A gente só juntava pessoas para escrever no site e no Facebook. Com o passar do tempo, o Instagram foi ganhando mais força e a gente foi se adaptando às demais redes — conta Gabriel.
Hoje, o RDT Lady Gaga acumula cerca de 300 mil seguidores nas redes sociais e conta com 28 integrantes na equipe. De diferentes estados brasileiros, todos são colaboradores, já que o trabalho não é remunerado.
— Como cada um está indo de um lugar (para o show), estamos nos organizando individualmente. Essa vai ser a primeira vez em que todos nós nos encontraremos, mas isso deve acontecer só no domingo — disse ele.
Ainda sobre encontros, para ajudar os little monsters, a página criou vários grupos abertos no WhatsApp, para que pessoas de diferentes regiões se conheçam e criem amizades antes do show. Há um grupo para cada estado brasileiro, além de um direcionado para outros países da América Latina. O grupo de São Paulo, por exemplo, reúne mais de 600 integrantes.
Nas redes sociais, o RDT Lady Gaga tem feito divulgações em peso do show no Rio. Segundo Gabriel, o fã site está atuando como embaixador do Todo Mundo no Rio, projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro que tem promovido os megashows internacionais em Copacabana — o primeiro foi em maio do ano passado, com a apresentação da Madonna.
* Sob orientação de Pedro Carvalho