Nas redes sociais, imagens feitas por funcionários (veja mais abaixo) mostram o resultado dos estragos na fábrica. Segundo informações do site da Toyota, a unidade está em operação desde 2016 e produz motores para três carros da montadora japonesa. Em 2023, o local contava com 655 funcionários.
As imagens desta segunda mostram um galpão amplamente danificado por conta das chuvas, além de um veículo capotado nas imediações. Segundo informações da Defesa Civil, cerca de 10 pessoas ficaram feridas de forma leve e foram socorridas pela própria Toyota. O GLOBO procurou a empresa para comentar o caso e aguarda retorno.
Temporal arranca teto e deixa feridos em fábrica da Toyota no interior paulista
Os ventos foram fortes outras cidades do interior nesta segunda. Monitoramentos meteorológicos registraram rajadas de até 90 km/h em Avaré, 87 km/h em Bauru, 85 km/h em Rancharia e 82,8 km/h em Presidente Prudente.
No litoral e no interior chuva forte e ventania também foram registrados no domingo (21). No município de Peruíbe, na Baixada Santista, cinco pessoas ficaram feridas no final de semana, atingidas durante a queda de uma tenda. Em Dracena, no interior, duas pessoas ficaram feridas após uma árvore cair sob um veículo. Em Marabá Paulista, também no interior, um vendaval causou um desabamento, que feriu uma pessoa.
Segundo o Corpo de Bombeiros, entre meia noite e 15h desta segunda foram registrados 131 chamados para quedas de árvores, seis chamadas para desabamentos e 8 acionamentos para enchentes na cidade de São Paulo.
Até 18h, segundo dados divulgados pela Enel, 510.000 imóveis na região metropolitana enfrentam falta de luz. De acordo com a empresa, as áreas mais afetadas na capital são bairros da Zona Norte e Zona Oeste, como Jaraguá, Pinheiros, Lapa e Vila Sônia.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram também áreas caídas em bairros da região central, como Higienópolis, no entorno da prefeitura de São Paulo, na Avenida Nove de Julho e também pontos de alagamento na Estrada do Campo Limpo, na Zona Sul.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura (CGE) colocou toda a cidade em alerta para alagamentos às 13h45. Às 14h30 foi registrado o transbordamento do córrego Morro do S, no Campo Limpo, e do córrego Agua Espraiada, na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul. Outro curso d’água que transbordou foi o Zavuvus, em Cidade Ademar, na Zona Leste.
Às 15h o CGE declarou o término do estado de atenção para alagamentos. “Não há previsão de chuva forte nas próximas horas, apenas céu nublado e chuvas isoladas e fracas”, informa o CGE.