Material foi recolhido e encaminhado à delegacia Um ferro-velho irregular foi interditado nesta terça-feira, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Na ação da Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop), foram encontrados materiais sem origem comprovada, incluindo até 7 tampas metálicas de concessionárias de serviços, que deveriam estar cobrindo galerias subterrâneas em calçadas.
Vídeo: ferro-velho clandestino é fechado em Jacarepaguá após apreensão de uma tonelada de fios e cobre; dono fugiu
Mensagens interceptadas: Chefe do tráfico do Complexo do Alemão pediu para PM tirar blindado de favela
A apreensão também engloba 13 carcaças de celulares, cerca de 9kg de fios sem nota fiscal, assim como objetos perfurocortantes e um machado. De acordo com a Seop, o local também estava com o sistema de câmeras de segurança inoperante, um descumprimento da legislação vigente, que exige o funcionamento do equipamento.
— Seguiremos firmes no combate às ilegalidades, atuando em apoio às forças de segurança e contribuindo para a garantia da ordem pública e dos serviços essenciais à população — observa Brenno Carnevale, titular da pasta.
Tampas de acesso a redes subterrâneas encontradas em ferro-velho em Santa Cruz
Divulgação / Seop
O material apreendido foi encaminhado para a 36ª DP (Santa Cruz), mesma delegacia para onde o responsável pelo estabelecimento foi levado, para apresentar os fatos à polícia.
Dados da Seop mostram que 138 toneladas de fios de cobre já foram apreendidos desde 2021 pela secretaria, assim como 166 estabelecimentos foram interditados por funcionamento irregular. No período, 65 pessoas foram conduzidas até à delegacia.