Após mais de 20 anos vivendo e trabalhando no Rio, Alexandre Slaviero decidiu voltar para a sua cidade natal, Curitiba, em busca de desacelerar. No processo, escreveu o primeiro livro, “De ator para ator — O simples é tudo”, recém-lançado.
Entrevista: Adriana Garambone fala de novo espetáculo e reflete sobre etarismo aos 55 anos
Leia também: Mauricio Mattar fala do retorno às novelas da Globo após 17 anos de afastamento: ‘Confesso que estava gostando dessa fase’
— É uma junção daquilo tudo que eu vivi nesses últimos 23 anos, uma continuação da minha carreira. O livro nasce do meu silêncio, da minha calma nesse momento da minha vida, da vontade de compartilhar e de expor aquilo que eu entendo do nosso ofício e o que passei como ator. Acho que veio do fato de eu estar em Curitiba, um pouco mais distante do ritmo frenético de gravação e do Rio de Janeiro, depois de tanto tempo. Tive essa vontade de compartilhar e colocar num livro o que eu estava sentindo. Não foi algo tão pensado, foi uma coisa natural nesse processo em que me encontro hoje.
O ator conta que o livro deve virar uma trilogia. Além disso, ele tem dado mentorias e investido na carreira de empresário, mas não descarta um retorno à TV.
— Nunca deixei de ser ator. Tenho vontade e saudade de estar atuando. O meu eu ator hoje só encontrou novas formas de se expressar. Vindo para cá, consegui pensar mais em outras coisas, estou tendo tempo de produzir coisas novas e de pensar no que eu quero como ator. Além do livro, tem o aplicativo que eu estou fazendo, os workshops, as minhas mentorias e consultorias. São coisas interessantes e que são braços do meu eu ator. Em breve devo lançar o aplicativo, o Voxim, que é também voltado para atores, dubladores e locutores. Pretendo que ele ajude as pessoas a se desenvolverem artisticamente.
Slaviero estreou em “Malhação” aos 19 anos, onde trabalhou por quatro temporadas. Seu trabalho mais recente como ator foi em “Gênesis”, da Record, em 2021. Mesmo afastado da TV, ele diz estar feliz com a decisão.
— Dá prazer eu fazer vários personagens ainda. Mas está sendo bacana esse tempo para mim, de estudo e de reflexão. Passo horas escrevendo, é uma delícia. Estou me ouvindo, me reconectando comigo e compartilhando as coisas, algo que antes eu não estava conseguindo. Estou fazendo coisas que eu não pensei que eu iria fazer. Nunca imaginei que eu ia escrever um livro. Estou gostando tanto que logo vou fazer também um de ficção.
Hoje com 42 anos, o ator também comentou pela primeira vez um momento delicado, quando foi alvo de etarismo nas redes sociais. Internautas o atacaram por conta de sua aparência, dizendo que ele estava envelhecido.
— Incomoda ver tanta gente querendo o mal alheio. Usam duas ou três fotos minhas e ficam replicando até hoje para ganhar engajamento. Sou uma pessoa mais discreta, não tenho uma rotina aberta. E por isso é mais fácil para essas pessoas. Hoje em dia todo mundo fala tudo o que pensa. Aí destilam os seus ódios, mágoas e frustrações. Tanto é que, desde quando tudo aconteceu, nunca falei sobre. Por que vou dar corda? Continuam criando narrativas com fotos minhas totalmente fora de contexto. Inclusive, na época eu estava testando coisa para um tipo de personagem.
Alexandre afirma se sentir bem com a idade que tem hoje.
— Entrar nos 40 foi como entrar nos 34, 35 ou 36. Não vemos os anos passando, a gente só está ganhando experiência. Eu não sinto nada. Antes dos 18 eu pensava sobre isso. Mas depois dos 18, voa. Idade não quer dizer nada. Vai da sua cabeça, da positividade, da leveza, da sua forma de ver a vida e da busca pela simplicidade.
Alexandre Slaviero na época de “Malhação” e hoje em dia
TV Globo – Reprodução/Instagram
Galerias Relacionadas
Initial plugin text

