Em semana marcada pelos retornos, o Fluminense está próximo de ter um de peso para o próximo compromisso. Recuperado de uma Miocardite, o meia Paulo Henrique Ganso treinou com o restante da equipe pelo quarto dia consecutivo, nesta sexta-feira, e está próximo do retorno aos campos. Ele pode estar à disposição de Renato Gaúcho para o confronto contra o Bragantino neste domingo, às 16h, no Maracanã.
- ‘Aqui me sinto em casa’: Renato Gaúcho diz que identificação com o Fluminense fez diferença para o acerto
- Qual Renato esperar: Técnico que volta ao Fluminense após 11 anos é diferente daquele da última passagem
O duelo pode marcar não só a estreia do novo comandante na equipe à beira do campo, como também o primeiro jogo do camisa 10 na temporada. Apesar de ser considerado uma peça fundamental para o treinador, é bem difícil que Ganso tenha condições de atuar durante os 90 minutos. Por isso, caso seja relacionado, a titularidade ainda é uma incógnita.
No dia 18 de janeiro, o meia foi diagnosticado com uma “pequena miocardite” durante os exames de pré-temporada da equipe e foi afastado das atividades, com a previsão de refazer os exames dentro de quatro semanas. Na ocasião, o clube ressaltou que o jogador nunca havia apresentado o problema durante seis anos no clube e disse acreditar que o quadro deve ter sido adquirido recentemente, “provavelmente em decorrência de uma gripe muito forte que o atleta teve em novembro”.
Ganso passou por uma ablação no último dia 12. A necessidade da operação foi observada pela equipe cardiológica, que monitora constantemente o atleta desde o diagnóstico de miocardite — em meados de janeiro.
Este já é o sétimo ano do camisa 10 no Fluminense. Em mais de 250 jogos, o camisa 10 fez 26 gols e deu 34 assistências. Pelo clube, conquistou os títulos da Libertadores (2023), da Recopa (2024) e dos Cariocas (2022 e 2023).
O lateral-esquerdo Gabriel Fuentes iniciou o processo de transição física nesta sexta-feira, no CT Carlos Castilho. O colombiano deu voltar no gramado após o primeiro treino realizado por Renato Gaúcho à frente da equipe. Ele sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, nos minutos finais da última derrota do Fluminense para o Flamengo, na primeira partida da final do Carioca.
Normalmente, a recuperação para este tipo de lesão — de grau 2 no músculo reto femoral — costuma demorar de 4 a 6 semanas. Fuentes vem realizando por um tratamento mais conservador e não foi submetido a cirurgia.