Com um clipe recheado de imagens do passado e do presente da dramaturgia, do jornalismo, do esporte e de programas de variedades da TV Globo — narrado por um dos seus maiores talentos, o ator Tony Ramos — a emissora abriu nesta quarta-feira (2) o anúncio da programação especial de 60 horas para comemorar seu 60° aniversário.
- Val Kilmer: família diz que ator demorou a buscar ajuda médica devido à Ciência Cristã; conheça religião
- The Doors: Val Kilmer precisou de terapia para deixar papel de Jim Morrison
As novidades começam com o “Video Show especial”, um esquenta na noite de quinta-feira, 24 de abril, e seguem até a noite de segunda, dia 28. Depois da novela “Vale tudo”, entra no ar o “Show 60 anos”, que promete celebrar grandes momentos da TV, promovendo encontros memoráveis e reencenando obras que construíram o imaginário cultural brasileiro — sem deixar de lado o presente e apontar para o futuro, prometem a diretora artística Antonia Prado e a diretora de gênero Monica Almeida.
— Este aniversário é de muita gente, essa festa tem muitos donos — disse Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo, Estúdios Globo e Afiliadas, que participou da coletiva de imprensa ao lado das diretoras do “Show 60 anos”, da diretora do canal TV Globo, Leonora Bardini, e da jornalista Maju Coutinho. — É do Didi e Dedé, é do Pedro e Bino.
- O que aconteceu com Lídia Brondi? Solange Duprat na ‘Vale Tudo’ original abandonou carreira e mudou de vida; entenda
Amauri se referiu aos personagens de Renato Aragão e Dedé Santana, de “Os trapalhões”, e Antônio Fagundes e Stênio Garcia, de “Carga pesada”, alguns nomes que estarão presentes em VTs do programa.
A produção mistura partes gravadas com imagens ao vivo, direto do Farmasi Arena, na Zona Oeste do Rio. Segundo Antonia Prado, mais de 400 artistas estão envolvidos nesta comemoração do dia 28.
— O show é um tributo à TV aberta — disse Antonia, mais conhecida como Toca. — A gente sempre pensou: quem o público quer ver e rever?
A programação ao vivo da emissora para comemorar o aniversário também vai ter uma espécie de “Super Bowl”. Leonora fez a comparação com o evento de futebol americano porque ele tem um show, tal qual a partida exibida na tarde da Globo no domingo, dia 27. O jogo Flamengo x Corinthians, pelo Brasileirão, vai ter uma apresentação do cantor Belo antes do apito do juiz.
— A primeira transmissão da Globo aconteceu no Maracanã, e esse jogo vai ser no Maracanã — disse Leonora, que destacou também duas novidades de dramaturgia: o capítulo final da novela das 19h, “Volta por cima”, exibido no sábado, dia 26, e a estreia da nova trama do horário, “Dona de mim”, na segunda (28).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/3/4/ifvBCASrer7tPoIFcXHw/bonner.png)
Antes da apresentação oficial da grade, Maria Beltrão e William Bonner deram spoilers das novidades do jornalismo no estúdio do programa “É de casa”. Uma das principais atrações é a série documental “Gloria”, sobre a jornalista Gloria Maria, e cujo primeiro dos quatro episódios será exibido no domingo, 27, após o Fantástico. O programa, que estreia nova abertura, também terá um novo quadro em que pessoas com transtorno do espectro autista entrevistam famosos.
— Imagina a Vera Fischer e o Fabio Assunção (convidados confirmados) sendo entrevistados por pessoas do espectro autista, que poderão fazer as perguntas mais surpreendentes — disse Bonner. — Mas o principal, para mim, é que o Fantástico vai estrear uma abertura nova. E o grande desafio dela foi reverenciar o passado das aberturas e flertar com o futuro.