Um gigante da saúde no coração da Zona Norte do Rio de Janeiro. Assim pode ser definido o Hospital Pasteur, a maior unidade de saúde da Rede Total Care, do Grupo Amil, na cidade. Localizada no Méier, a instituição conta com moderna arquitetura e engenharia hospitalar, conduzida por uma equipe multidisciplinar altamente treinada e adepta de uma abordagem individualizada e humana.

— O Hospital Pasteur tem toda a tecnologia necessária para a realização de procedimentos de alta complexidade. Por isso é considerado uma referência na Zona Norte do Rio de Janeiro — conta a diretora executiva Elaine Martini.

Parte dessa excelência pode ser creditada à estrutura robusta e completa, distribuída em duas torres, construídas em uma área de 24 mil metros quadrados. O hospital conta com 202 leitos, parque diagnóstico completo, quatro prontos-socorros (adulto, pediátrico, obstétrico e ortopédico), maternidade, obstetrícia, centro cirúrgico e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, pediátrica e neonatal. Cerca de 14 mil pessoas são atendidas por mês no Pasteur.

— Buscamos sempre a prática de excelência de qualidade. Temos uma equipe multidisciplinar especializada e reconhecida no mercado. São mais de dois mil colaboradores entre médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos e equipes técnicas. Todos fazem parte da engrenagem que move o atendimento — orgulha-se a diretora executiva da unidade.

Para ajudar na condução do alto fluxo de pacientes, o Hospital Pasteur implementou uma série de protocolos que permitem um diagnóstico e acesso a tratamento mais ágeis.

— Temos uma emergência de grande volume e alta complexidade, tanto da porta de entrada do Pasteur quanto da Rede Total Care — afirma o coordenador médico do pronto-socorro adulto, Dr. Diogo Salles.

Da esquerda para a direita: Dr. Diogo Cerqueira de Salles Soares, coordenador médico do pronto-socorro adulto do Hospital Pasteur; Elaine Martini, diretora executiva da unidade; Leandra Souza, coordenadora de enfermagem; e Dra. Amanda Trevisani de Miranda, coordenadora médica do pronto-socorro infantil. — Foto: Marco Sobral/GLab

Na Emergência, tempo é vida. Altamente treinada, a equipe de enfermagem fica a cargo da triagem, identificando os pacientes conforme sua complexidade e, de acordo com os sintomas apresentados, inicia o protocolo apropriado.

— Nosso objetivo é preparar os enfermeiros para que tenham um entendimento clínico aprofundado dos sinais apresentados pelo paciente – destaca a coordenadora de enfermagem da emergência adulta, Leandra Gomes.

Essa abordagem fortalece a assistência prestada e reforça o compromisso do Hospital Pasteur com a segurança do paciente e a excelência no cuidado. E se aplica também ao pronto-socorro pediátrico, onde são atendidas cerca de quatro mil crianças por mês.

— O paciente é o centro de nossa atenção e faz parte da abordagem humanizada que está inserida no padrão de atendimento da Rede Total Care. Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e integrada – conta a coordenadora médica do pronto-socorro infantil, Dra. Amanda Trevisani.

Eduardo Ferreira Pimentel, Fernanda Silva Pereira e o pequeno Eduardo Lucca, que nasceu prematuro, já em casa — Foto: Marco Sobral/GLab
Eduardo Ferreira Pimentel, Fernanda Silva Pereira e o pequeno Eduardo Lucca, que nasceu prematuro, já em casa — Foto: Marco Sobral/GLab

Humanização do atendimento

Esse atendimento atencioso foi crucial para que o taxista Eduardo Ferreira Pimentel, de 60 anos, mantivesse o ânimo frente a dois difíceis momentos. O primeiro durante os 41 dias de internação de seu filho Eduardo Lucca, nascido prematuro, com 34 semanas, no Hospital Pasteur. O segundo ao ser diagnosticado, ainda com o bebê na UTI, com uma doença cardíaca que requer a realização de um cateterismo.

— Em nenhum momento me senti inseguro porque a equipe do Pasteur é maravilhosa. Eles sempre nos informaram sobre todas as medidas que tomaram com meu filho, quais medicamentos estavam usando. Comigo sempre foram muito atenciosos. Quando o Duduzinho saiu do hospital, fiz questão de agradecer por escrito e pessoalmente a toda equipe — lembra Pimentel, que já está com todos os exames prontos para a cirurgia.

Outro diferencial é o serviço de Ginecologia e Obstetrícia. A cada mês, cerca de 160 partos são realizados no Pasteur, que é referência para casos de alto risco.

— Unimos cuidado especial e qualidade no atendimento. Seguimos as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e priorizamos o parto normal, quando é a escolha da mãe, alcançando mais de 50% de sucesso com segurança. O respeito e a humanização para as mães são fundamentais para nós. Também oferecemos cirurgias ginecológicas de urgência 24 horas, cuidando da mulher em todas as fases. No Hospital Pasteur, a saúde da mãe e do bebê é a nossa prioridade – conta o coordenador da linha materna, Leandro Gualberto.

A clareza de informação é parte da política do Grupo Amil, cujo maior objetivo é promover a saúde e oferecer um atendimento assertivo e de qualidade.

— Queremos sempre aprimorar as medidas de prevenção e a assertividade dos diagnósticos e tratamentos para garantir uma saúde sustentável. Isso significa melhorar os processos, fazendo com que mais pessoas possam ter acesso a cuidados de saúde com qualidade — encerra a diretora executiva do Pasteur.

 — Foto: Arte/GLab
— Foto: Arte/GLab

Hospital Pasteur é referência em atendimento na Zona Norte do Rio