Hotéis de Foz do Iguaçu, no Paraná, e São Paulo foram os grandes destaques na primeira edição brasileira das Chaves Michelin, novo sistema de avaliação hoteleira do tradicional Guia Michelin. O anúncio, realizado neste mês durante um evento global, marcou a estreia do reconhecimento internacional no país e premiou 20 hotéis brasileiros por sua excelência.
O Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel, no Paraná, e o Rosewood São Paulo conquistaram três Chaves Michelin, a mais alta distinção concedida pelo guia equivalente às famosas estrelas atribuídas aos restaurantes. Segundo os inspetores, os dois empreendimentos simbolizam a união entre luxo, autenticidade e experiências únicas de hospedagem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/e/K/tku9wBRZChtukDPv8lKg/1060e728-ef54-4532-9cdd-dc0e39265b12.jpg)
Localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Hotel das Cataratas é o único estabelecimento instalado a poucos metros das quedas d’água.
Cercado pela Mata Atlântica e com arquitetura vintage, o hotel permite que seus hóspedes explorem as Cataratas fora do horário de visitação, em caminhadas, passeios de barco ou voos panorâmicos. O guia descreve o local como “um refúgio exclusivo que combina turismo de natureza e luxo descontraído”.
Arte, design e sustentabilidade em São Paulo
No coração da maior metrópole da América Latina, o Rosewood São Paulo foi reconhecido por sua proposta inovadora, que une arte, design e sustentabilidade.
O hotel ocupa o histórico prédio da antiga maternidade da Cidade Matarazzo e uma torre moderna projetada pelo arquiteto Jean Nouvel, com interiores assinados por Philippe Starck e obras de mais de 50 artistas brasileiros. Para o Guia Michelin, trata-se de “um hotel e um museu contemporâneo ao mesmo tempo”.
Duas e uma chave: ícones nacionais são premiados
Outros dois hotéis receberam duas Chaves Michelin: o tradicional Copacabana Palace, A Belmond Hotel, no Rio de Janeiro — símbolo de elegância e sofisticação carioca —, e o Palácio Tangará, em São Paulo.
Com uma Chave Michelin, 16 estabelecimentos foram reconhecidos em diferentes regiões do país, refletindo a diversidade da hotelaria brasileira. Entre eles estão o Fasano Angra dos Reis (RJ), o Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort (AL), o Botanique Hotel & Spa (SP), o Awasi Santa Catarina (SC) e o Carmel Taíba Exclusive Resort (CE).
Lista completa de hotéis avaliados
- Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel (Foz do Iguaçu – PR)
- Rosewood São Paulo (São Paulo – SP)
- Copacabana Palace, A Belmond Hotel (Rio de Janeiro – RJ)
- Palácio Tangará (São Paulo – SP)
- Fasano Angra dos Reis (Angra dos Reis – RJ)
- Kenoa Exclusive Beach & Spa Resort (Barra de São Miguel – AL)
- Botanique Hotel & Spa (Campos do Jordão – SP)
- Awasi Santa Catarina (Governador Celso Ramos – SC)
- Txai Resort / Barracuda Hotel & Villas (Itacaré – BA)
- Fasano Boa Vista (Porto Feliz – SP)
- Fasano Trancoso (Porto Seguro – BA)
- Hotel Santa Teresa Rio Mgallery (Rio de Janeiro – RJ)
- Fasano Salvador / Fera Palace Hotel (Salvador – BA)
- Emiliano São Paulo / Fasano São Paulo / Pulso Hotel Faria Lima (São Paulo – SP)
- Carmel Taíba Exclusive Resort (Taíba – CE)
- Toca da Coruja (Tibau do Sul – RN)