A histórica vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre a Inter de Milão, que levou o tricolor às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes e eliminou os italianos da competição, nesta segunda-feira, ganhou destaque na imprensa estrangeira. Os principais veículos esportivos do mundo colocaram a partida em suas manchetes, entre críticas à atuação dos italianos e exaltação ao feito dos brasileiros.
“A Inter cai Fluminada”, brincou o Marca, principal jornal esportivo da Espanha.
“Se esse Mundial mostrou alguma coisa, é que as equipes europeias não sobrarão tanto para ganhar das outras ao relento. Esse excesso de confiança explica o gol de Cano. Em uma sequência de erros da equipe italiana, a bola acabou num cruzamento aparentemente inofensivo que virou uma finalização livre do atacante do Fluminense”, escreveram os espanhóis.
O francê L’Equipe fez elogios ao tricolor. “Fluminense manda a Inter para casa”, manchetou.
“Dá para ver na alegria deles. Está feito, os brasileiros conquistaram o feito ao vencer o vice-campeão europeu e, portanto, jogarão a quartas de final. Para os italianos, essa eliminação contra o Fluminense encerra tristemente o fim da temporada. Levará tempo, umas férias e algumas palavras bem escolhidas de Christian Chivu para colocar um sorriso de volta no rosto da Inter”, descreveram os franceses
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/o/d/nWJV2AQTqoFfuhNbASVA/aalequipe.png)
Nos jornais italianos, houve um maior tom de crítica ao clube local:
“Uma Inter ruim perde para o Fluminense e está fora do Mundial de Clubes”, manchetou a Gazzeta dello Sport, principal jornal esportivo da Itália.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/P/T/cWTCFvSLKVAObsvGqrRA/gazeta.png)
O diário afirmou que a partida chegou a ser “liderada” pela Inter, mas fez críticas específicas, como no gol de Cano, que aconteceu, segundo a reportagem, “com a cumplicidade de Sommer e Darmian”
“Uma partida marcada pelo azar, por longos períodos liderada pelos homens de Chivu, que quase abriram o placar várias vezes com Lautaro – um milagre do goleiro Fábio, de 44 anos, e uma bola na trave sensacional – e De Vrij, que perdeu o empate sozinho na frente do gol.”
O site Football Italia descreveu como uma “lamúria” a eliminação dos nerazzurri:
“A Inter viu sua campanha no Mundial terminar nas oitavas com um um desempenho defensivo terrível e um gol nos acréscimos de Hércules, que fizeram o Fluminense avançar, mesmo com a trave sendo acertada duas vezes”, escreveu
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/p/j/AAb26fTsqArjPcsASrKw/futitalia.png)
Outra publicação italiana, o jornal Tuttosport destacou a temporada em que a Inter falhou em obter os cinco títulos que disputou. “De cinco a zero”, estampou.
“A aventura da Inter na Copa do Mundo de Clubes termina após uma surpreendente derrota para o Fluminense nas oitavas de final […] um feito para a equipe brasileira comandada por Renato Portaluppi, que enfrentará o Al-Hilal, de Simone Inzaghi, ou o City, de Guardiola, nas quartas de final. A temporada dos nerazzurri termina sem títulos, já que fracassaram na quinta competição que tiveram à disposição neste ano: depois da Supercopa da Itália, Copa da Itália, Série A e Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes também termina sem títulos”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/6/x/xlnBDtRT6mHBIRl1a3AQ/aatuttosport.png)