BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Inteligência Artificial vira disciplina obrigatória para alunos da rede pública no Piauí

BRCOM by BRCOM
outubro 15, 2025
in News
0
Projeto "Piauí Inteligência Artificial" torna ensino sobre IA disciplina obrigatória para alunos — Foto: Divulgação/Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI)

Uma iniciativa da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) tornou o ensino de Inteligência Artificial (IA) disciplina obrigatória para alunos do 9⁠º ano do ensino fundamental ao último ano do ensino médio da rede pública. Desenvolvido em parceria com o Instituto Federal Farroupilha, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto “Piauí Inteligência Artificial” oferece um programa educacional de três anos que integra a ética da IA em todos os seus módulos e combina atividades on-line e off-line para torná-la acessível mesmo em ambientes com poucos recursos.

  • Professores podem pedir Carteira Nacional Docente a partir desta quinta-feira; saiba como
  • Dia dos Professores: Durante a visita de Lula ao Rio, movimentos sociais fazem ato por ministra negra no STF

Na disciplina, os estudantes aprendem conceitos de forma acessível, como redes neurais, árvores de decisão, algoritmos e dados. Além disso, entendem como essas tecnologias são aplicadas no cotidiano, como em assistentes virtuais, filtros de redes sociais, sistemas de recomendação e até veículos autônomos. Com a iniciativa, o estado se tornou o primeiro território das Américas a incluir o ensino de IA na educação básica, marco reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) durante a Semana de Aprendizagem Digital, que aconteceu em 2024 em Paris, na França.

Professor do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, em Teresina, David Abreu já ensinava Língua Espanhola há mais de uma década, quando também passou a ser responsável pela disciplina de IA na unidade. Como outros professores, ele costuma aproveitar conteúdos de uma aula na outra para mostrar aos alunos diferentes formas de aprender e trabalhar com Inteligência Artificial.

— Com a IA e a Língua Espanhola, trabalho de duas formas. Inicialmente, trabalhamos a questão da tradução e da conversação. Usamos muito o Gemini (ferramenta criada pelo Google) para fazer esse tipo de diálogo e correções — explica. — Em um segundo momento, óculos de realidade virtual são utilizados pelos alunos para realizarem, mesmo que em um ambiente virtual, um diálogo com um avatar e aprofundarem seus conhecimentos no idioma.

David acrescenta que muito estudantes comentaram que conseguiram pequenos trabalhos na área com o que aprenderam na sala de aula:

— Muitos já produzem conteúdo por meio de ferramentas de IA. Com o que eles já têm de bagagem desde o ano passado, principalmente os estudantes que estão agora no 1º e no 2º ano do ensino médio, alguns já começaram a produzir conteúdos para as redes sociais e a fazer pequenos trabalhos com IA, como produção de infográficos, edição de imagens e de vídeos.

Hoje, o “Piauí Inteligência Artificial” contempla mais de 90 mil alunos por ano, distribuídos em 540 das 640 escolas da rede pública estadual, e já capacitou cerca de 680 professores. A meta é formar mais de 800 professores e beneficiar cerca de 120 mil com aulas que tratam de temas como curadoria de dados, aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural, combinando teoria e prática em diferentes planos de aula.

Projeto “Piauí Inteligência Artificial” torna ensino sobre IA disciplina obrigatória para alunos — Foto: Divulgação/Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI)

Na zona rural de Guaribas, a professora do Ceti Paulo Freire Amanda de Sousa compartilha que percebeu como era possível trabalhar conceitos da Biologia, disciplina que ensina há cinco anos, nas aulas de IA a partir da capacitação realizada pela Secretaria de Educação. À medida que foi estudando, “percebeu que a Inteligência Artificial consegue permear todas as áreas”, conta.

— Uma das atividades que os alunos mais gostaram foi a construção de um modelo de árvore de decisão com imagens de animais da caatinga, típicos do nosso bioma. Isso teve para eles um impacto, porque tinha a questão da representatividade, eram animais que eles sabiam classificar por padrões. E, conforme faziam a classificação, eu mostrava como eles já estavam construindo um algoritmo.

Amanda acrescenta que também observou como é possível ensinar sobre IA até mesmo de forma “desplugada”:

— Principalmente no primeiro ano de implantação da disciplina, a maioria das aulas era desplugada — lembra. — A escola tem um laboratório de informática, mas, como a disciplina é em todas as turmas, os computadores ainda são insuficientes para os alunos. Às vezes, tinha uma turma de 40 alunos e só uns 20 computadores disponíveis.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Christian Brackmann conta que o projeto foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa do qual faz parte, na instituição gaúcha, para atender ao complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), publicado em outubro de 2022, que regulamenta o ensino de computação na educação básica.

— Temos esse projeto desde 2022, e ele chamou a atenção do Piauí — conta.

O pesquisador lembra que, após conhecer a iniciativa, o governo do estado nordestino entrou em contato com o grupo para convidá-los a realizar a formação dos professores. Além de Brackmann, outros três pesquisadores da UFRGS e da Unipampa integram a equipe, que coordena ainda a Cátedra Unesco “Information and Communication Technology in Education”.

Todo material desenvolvido pelos pesquisadores, incluindo conteúdos didáticos, está disponível no site. Isso possibilita que não apenas o Piauí, mas outros estados também possam implementar o ensino de Inteligência Artificial em suas redes.

— Qualquer rede do Brasil consegue ter acesso a esse material que estamos desenvolvendo — explica.

O projeto "Piauí Inteligência Artificial" recebeu o Prêmio Unesco Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação — Foto: Divulgação/Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)
O projeto “Piauí Inteligência Artificial” recebeu o Prêmio Unesco Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa para o Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação — Foto: Divulgação/Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

No início deste mês, o programa implementado pela Seduc do Piauí em conjunto com os pesquisadores do Rio Grande do Sul recebeu o prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa da Unesco, durante cerimônia na Universidade do Bahrein. Ao todo, concorreram 86 iniciativas internacionais, desenvolvidas por mais de 50 estados-membros e organizações não-governamentais, dos quais apenas quatro foram reconhecidos. Além do “Piauí Inteligência Artificial”, receberam o prêmio “AI4InclusiveEducation”, da Bélgica, “Mahara-Tech”, do Egito, e “Experimente a IA”, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

— Estamos muito felizes e orgulhosos. É um prêmio de reconhecimento a projetos que fomentam o uso ético, responsável e equitativo das tecnologias na educação — afirma o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira.

Ele antecipa que o plano agora é “aperfeiçoar, aprimorar e fortalecer” o projeto, pensando em melhorar tanto o currículo quanto o processo de formação dos professores.

* Estagiária sob supervisão de Alfredo Mergulhão

Inteligência Artificial vira disciplina obrigatória para alunos da rede pública no Piauí

Previous Post

Programa de formação em cinema seleciona projetos de universitários cotistas e bolsistas do RJ; veja como participar

Next Post

a transcrição do segundo episódio

Next Post
Capa do audio - Caso Zero

a transcrição do segundo episódio

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.