- Com Katy Perry e outras 5 mulheres, Blue Origin pousa com sucesso e completa missão com tripulação 100% feminina; veja vídeo
- Voo de 10 minutos e tripulação feminina: Entenda como será missão que levará Katy Perry e mulher de Bezos ao espaço
O foguete partiu às 8h30, horário local do Texas, (10h30 no horário de Brasília) e a viagem teve duração entre 10 a 11 minutos. Ao lado de Katy Perry, também estavam na jornada a apresentadora do CBS Mornings Gayle King, a jornalista e empresária Lauren Sánchez, a ex-cientista de foguetes da Nasa Aisha Bowe, a ativista dos direitos civis Amanda Nguyen e a produtora de cinema Kerianne Flynn.
Kate Perry beija o chão ao voltar do espaço com tripulação feminina
O voo marcou o 11º lançamento tripulado do programa New Shepard, da Blue Origin. Até hoje, 52 pessoas já viajaram até a Linha de Kármán, a 100 km da Terra, ponto que marca a separação entre a atmosfera e o espaço sideral. Em maio de 2022, participou o engenheiro Victor Correa Hespanha, o primeiro turista espacial brasileiro.
O voo do New Shepard — Novo Pastor, em português —, da Blue Origin, é uma missão suborbital que dura cerca de 10 a 11 minutos, proporcionando aos passageiros “uma experiência única no espaço”. A jornada começa com a decolagem vertical, onde o foguete acelera rapidamente, ultrapassando 3.700 km/h.
Após cerca de dois minutos, a cápsula se separa do foguete e continua sua ascensão até ultrapassar a Linha de Kármán, a aproximadamente 100 km de altitude, considerada a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço.
Nesse ponto, os passageiros experimentam 3 a 4 minutos de gravidade zero, podendo flutuar dentro da cápsula e admirar a curvatura da Terra através das janelas panorâmicas. Enquanto isso, o foguete reutilizável realiza um pouso vertical controlado na plataforma de lançamento.
A cápsula então inicia sua descida, desacelerando com a ajuda de paraquedas e pequenos retrofoguetes que garantem um pouso suave no deserto do Texas.

