O Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) informa que ônibus municipais que circulam pela Estrada de Botafogo (Pavuna), Estrada João Paulo (Barros Filho) e Estrada do Porto Velho (Cordovil), todas na Zona Norte, tiveram os itinerários desviados devido a um tiroteio na região de Cordovil. Até o momento, três linhas foram impactadas:
- 335 (Cordovil x Tiradentes)
- SVB665 (Pavuna x Saens Peña)
- 778 (Pavuna x Cascadura)
A Polícia Militar informa que, na tarde desta terça-feira, policiais militares do 16º BPM (Olaria) foram atacados durante um patrulhamento, nas proximidades da comunidade Cinco Bocas, em Cordovil.
De acordo com o comando da unidade, no local, agentes foram recebidos por diversos disparos de arma de fogo. Houve confronto e, após o cessar da troca de tiros, os suspeitos fugiram acessando o interior da localidade. A corporação diz ainda que unidade está ocupando a região visando reprimir as ações do crime organizado. Até o momento, não há registro de feridos.
Na manhã desta terça-feira (30), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Costa Barros, na Zona Norte, foi fechada após bandidos armados terem invadido o local e agredido dois pacientes internados.
As vítimas foram sequestradas pelo criminosos e liberadas em seguida. A suspeita é que elas tenham sido confundidas com rivais de outra facção baleados.
Ao longo desta tarde, troca de tiros foram registradas no entorno da unidade.
A invasão de homens armados à UPA de Costa Barros ocorre menos de duas semanas após bandidos armados com pistolas e fuzis invadirem o Hospital municipal Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no último dia 18. Oito homens, que seriam ligados a uma milícia e estavam encapuzados, renderam os seguranças às 2h40 e foram direto para o centro cirúrgico, no segundo andar. A ação tinha objetivo de encontrar Lucas Fernandes de Sousa, de 31 anos, que sofreu uma tentativa de homicídio e estava sendo operado na unidade de saúde. De acordo com informações da polícia, o grupo buscava matar o paciente. O homem, no entanto, já havia sido levado para a enfermaria e não foi localizado pelos paramilitares. A Polícia Militar realiza uma operação na comunidade do Gouveia, também na Zona Oeste, em busca dos envolvidos do crime.
Barricadas na Zona Sudoeste
Também na tarde desta terça-feira, três ônibus tiveram suas chaves roubadas e foram utilizados como barricadas na Estrada dos Bandeirantes, na altura de Curicica. O Rio Ônibus informa que sete linhas foram impactadas, mas a situação foi normalizada por volta das 16h.
Linhas sequestradas e usadas como barricadas:
- C30170 – 881 (Alvorada x Taquara)
- C30089 – 881 (Alvorada x Taquara)
- C50067 – 810 (Pontal x Taquara)
Linhas que sofreram desvio:
- 348 (Riocentro x Candelária via Linha Amarela)
- 368 (Riocentro x Candelária)
- 611 (Camorim x Del Castilho)
- 810 (Pontal x Taquara)
- SP810 (Vargem Grande x Taquara)
- 881 (Alvorada x Taquara)
- 954 (Recreio x Taquara)
Sobre este caso de Curicica, a PM informa que “populares obstruíram a Estrada dos Bandeirantes, no bairro Curicica, com veículos de serviços, na tentativa de realizar um ato público na região. A ação foi impedida pelas equipes que reforçam o policiamento, do 18º BPM, e garantem a fluidez do trânsito no local. Durante a atuação dos agentes, dois criminosos foram presos com duas armas de fogo. Uma motocicleta foi apreendida. O policiamento segue intensificado”.