O lutador Ura Kazuki venceu Takayasu Akira nesta quarta-feira, no Japão, durante o torneio de sumô Natsu Basho utilizando uma técnica rara para derrubar seu oponente, o que marcou um feito na história do esporte. De acordo com a imprensa japonesa, essa técnica foi utilizada apenas seis vezes nos últimos 25 anos.
- Corrida de Tuk Tuk: competição no Sri Lanka tem trajeto com longa distância e trilhas off-road; veja vídeo
- Dupla inédita: Cristiano Ronaldo e Messi podem formar dupla no Mundial de Clubes; entenda
As regras do sumô são simples de entender. O lutador que tocar o chão com qualquer parte do corpo — exceto os pés — é eliminado. Também é desclassificado o competidor que tocar a parte de fora do dohyō, o espaço onde as lutas acontecem.
Técnica inesperada de lutador de sumô foi usada apenas seis vezes em 25 anos
Vestido com um mawashi cor de rosa, Ura Kazuki conseguiu vencer seu rival usando a técnica conhecida como tsutae-zori, que consiste em derrubar o oponente ao agarrá-lo por baixo do braço.
Em um combate que durou apenas 33 segundos, Kazuki começou estudando Takayasu Akira, que era o favorito do público e tomou a iniciativa de tentar derrubá-lo. Com o passar do tempo, o lutador manteve o foco e seguiu sua estratégia com precisão: posicionou seu corpo sob o braço do adversário e aplicou uma espécie de alavanca para jogá-lo para trás.
A técnica utilizada por Ura Kazuki está mais associada à luta livre que ao sumô, por essa razão, o movimento realizado nesta quarta-feira entrou para a história. Chamou a atenção do público a eficácia e o timing certo que ele teve ao explorar o lado mais vulnerável do adversário.
Apesar da diferença de peso e de sua constituição física, que se difere dos praticantes de luta livre, o lutador nascido em Osaka aperfeiçoou sua técnica ao máximo para surpreender o público presente, que explodiu em um grito ensurdecedor em sinal de admiração pelo atleta.
Após a vitória, a gravação do combate rapidamente chegou às redes sociais e se destacou pelo apelo estético do movimento — algo muito incomum no sumô, a ponto de ter sido usado apenas em seis lutas nos últimos 25 anos.
Nascido em Osaka, no Japão, há 32 anos, Ura Kazuki ganhou fama em 2015, quando fez sua estreia profissional nesse esporte dominado pela luta corpo a corpo.
Em sua terra natal, Kazuki recebeu o apelido de “rikishi”, que significa “lutador”, e faz jus a esse título, pois nunca desiste das lutas que protagoniza. Seu estilo é mais voltado para movimentos criativos, sem ser exagerado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/o/J/5RLDHQTeeUjMGkLMipQg/captura-de-tela-2025-05-22-171030.png)
Com uma personalidade mais voltada a proporcionar um verdadeiro show dentro do dohyō, o japonês encantou tanto os fãs quanto os críticos na luta contra Takayasu Akira ao executar uma técnica raramente usada e com um resultado fulminante.
Desde o início, o lutador japonês sempre esteve ligado ao sumô. O lutador japonês estudou na Universidade Kwansei Gakuin, onde muitos atletas dão os primeiros passos e se destacam no esporte.