BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Maduro rejeita acusações de tráfico de drogas e convida Trump para diálogo

BRCOM by BRCOM
setembro 21, 2025
in News
0
Estados Unidos aumentam presença militar no Caribe — Foto: Editoria de Arte

O presidente venezuelano Nicolás Maduro rejeitou as alegações dos EUA de que ele é um traficante de drogas e pediu diálogo ao presidente Donald Trump, de acordo com uma carta divulgada por Caracas neste domingo, enquanto as tensões aumentam entre os dois países. A carta endereçada a Trump é datada de 6 de setembro e foi enviada dias depois de os Estados Unidos terem destacado oito navios de guerra para a costa nas cercanias da Venezuela e realizado o primeiro de vários ataques a barcos venezuelanos que Washington alega estarem transportando drogas. O primeiro ataque deixou 11 mortos.

  • Pressão máxima: Trump envia forças ao Caribe e manda afundar barcos para acuar Maduro, dizem analistas
  • ‘Ilegal e hostil’: Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Maduro afirma que são “absolutamente falsas” as acusações sobre “vínculos com máfias e quadrilhas do narcotráfico”. “É a pior das fake news já lançadas contra nosso país para justificar uma escalada rumo a um conflito armado que causaria um dano catastrófico a todo o continente”, acrescenta o texto, no qual convida Trump a “preservar a paz com diálogo e entendimento em todo o hemisfério”.

Na sexta-feira, o procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, pediu que a ONU investigasse o que qualificou como “crimes contra a Humanidade” cometidos pelos Estados Unidos no Caribe, ao disparar mísseis contra lanchas que, segundo Washington, transportavam drogas.

“O uso de mísseis e armas nucleares para assassinar em série pescadores indefesos em uma pequena lancha são crimes contra a Humanidade que devem ser investigados pela ONU”, declarou Saab, citado em um comunicado de imprensa.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores Yván Gil disse que a Venezuela pediu ao Conselho de Segurança da ONU que exija a cessação imediata das ações militares dos EUA no Mar do Caribe.

“As mesmas autoridades americanas alegam que essas ações resultaram em assassinatos extrajudiciais de civis, com a intenção de semear o terror entre nossos pescadores e nosso povo”, postou o ministro nas redes sociais. Ele afirmou que “é essencial que a soberania política e territorial da Venezuela e de toda a região do Caribe seja respeitada”.

Em agosto, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o deslocamento de forças navais para o Caribe, sob pretexto de atuarem no combate a cartéis do tráfico de drogas na região. Imediatamente, sinais de alerta se acenderam na Venezuela, onde o presidente Nicolás Maduro é acusado de ser o líder de uma organização criminosa conhecida como Cartel dos Sóis, associada ao comando militar local, e há uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à sua captura — Caracas nega qualquer relação de Maduro ou seus comandantes com o grupo.

Estados Unidos aumentam presença militar no Caribe — Foto: Editoria de Arte

Desde então, ao menos quatro barcos acusados de serem ligados ao tráfico foram destruídos pelos americanos — em um dos ataques, no começo do mês, 11 pessoas morreram, o que levantou questões sobre a legalidade das ações dos EUA, inclusive por parte dos parlamentares de oposição a Trump. Até o momento, a Casa Branca nega ter planos para derrubar Maduro.

Pelo lado venezuelano, o governo ordenou que suas Forças Armadas fossem colocadas em estado de alerta, e lançou uma campanha para que os cidadãos se juntem a milícias voluntárias, uma iniciativa que, segundo o Palácio de Miraflores, atraiu milhões de pessoas. Nos últimos dias, também foram convocados exercícios de treinamento básico para o emprego de armas de fogo e de táticas de combate. No sábado, esses treinamentos foram realizados em mais de 300 quartéis no país.

Maduro rejeita acusações de tráfico de drogas e convida Trump para diálogo

Previous Post

“Futuro Futuro”, de Davi Pretto, é o grande vencedor do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Next Post

Disque Denúncia pede informações sobre dois foragidos envolvidos na morte de torcedor vascaíno em Oswaldo Cruz

Next Post
Polícia Civil prende oito envolvidos na morte de torcedor vascaíno — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Disque Denúncia pede informações sobre dois foragidos envolvidos na morte de torcedor vascaíno em Oswaldo Cruz

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.