Fortes inundações no sudoeste da China forçaram mais de 80 mil pessoas a abandonarem suas casas, segundo informou a imprensa estatal nesta quarta-feira (25), e causaram o colapso de uma ponte onde um caminhão chegou a ficar pendurado.
- Leia mais: Após temperaturas negativas e chance de neve, frio intenso continua no Centro-Sul; veja a previsão para esta quarta-feira
- Veja também: Noruega inaugura projeto de captura de carbono em larga escala considerado chave contra o aquecimento global
O gigante asiático enfrenta um início de verão marcado por eventos meteorológicos extremos — com ondas de calor sufocantes em Pequim e chuvas torrenciais nas regiões central e sul do país. As inundações severas na província de Guizhou obrigaram cerca de 80.900 pessoas a serem evacuadas até a noite de terça-feira, informou a agência estatal Xinhua.
— Está muito grave desta vez — disse à AFP Xiong Xin, integrante das equipes de resgate mobilizadas no condado de Rongjiang, um dos mais atingidos.
Esse tipo de enchente ocorre “uma vez a cada 50 anos”, assegurou. Imagens compartilhadas por ele com a AFP mostram uma fileira inteira de lojas no térreo de um prédio submersas, enquanto moradores observam a cena pelas janelas do segundo andar. Nesse condado, um campo de futebol ficou “submerso sob três metros de água”, segundo a Xinhua.
— A água subiu muito rápido — contou o morador Long Tian ao mesmo veículo. — Fiquei esperando o resgate no terceiro andar. À tarde, fui transferido para um local seguro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/p/0/WUhW97SV6vnQCsBYbtOg/ec1b0a16-e93e-4a77-91ea-91968c6c7d90.jpg)
Nas imagens da Xinhua, socorristas aparecem empurrando botes em águas lamacentas que chegam aos joelhos, enquanto crianças aguardam o resgate em um jardim de infância. A emissora estatal CCTV exibiu diversos vilarejos inundados e um trecho montanhoso da província onde uma ponte desabou.
Em um vídeo divulgado por veículos de imprensa locais, o caminhoneiro You Gouchun relatou seu angustiante resgate após ficar preso à beira do viaduto colapsado: — A ponte desabou inteira bem na minha frente — disse. — Eu estava apavorado.
O principal órgão de planejamento econômico da China anunciou a destinação de 100 milhões de yuans (quase 14 milhões de dólares) para ações de socorro e reconstrução em Guizhou, conforme noticiou a Xinhua. As inundações também afetaram a província vizinha de Guangxi, de acordo com a imprensa estatal.
O aquecimento global, que cientistas associam às emissões de gases de efeito estufa, tem tornado fenômenos extremos como esses mais frequentes e intensos.