A onda de relançamentos de modelos clássicos pelas montadoras acaba de ganhar mais um capítulo. Depois de Renault, Ford e Fiat revisitarem carros históricos, foi a vez da Skoda revelar um conceito ousado do lendário cupê 110 R, produzido entre 1970 e 1980 e cultuado por fãs de automobilismo.
- Apollo EVO: supermáquina de edição limitada acelera de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos; veja vídeo
- ‘Super BMW’ pilotado por Valentino Rossi vai a leilão em Munique e pode ser vendido por R$ 3 milhões; veja fotos
O projeto foi desenvolvido pelo designer Richard Švec, integrante da equipe de modelagem digital da Skoda Design, que buscou atualizar as linhas do clássico para conquistar um público mais jovem e conectado com o automobilismo, mas também interessado em um cupê prático para o dia a dia.
— Sempre tive paixão por carros elegantes. O 110 R incorpora volumes limpos e detalhes simples. Além disso, sua entrada no mundo do automobilismo me impressionou muito — disse Švec, segundo o jornal inglês The Sun.
Ícone esportivo na Tchecoslováquia, o 110 R original serviu de base para o 130 RS, que brilhou em competições de rali e no Campeonato Europeu de Turismo. A nova versão traz uma releitura moderna, alimentada por eletricidade, eliminando a grade frontal tradicional e mantendo superfícies geométricas mais limpas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/R/w/b95VXOTrSa5KCmQc1cCA/110-r-nothing-short-icon-1028014489.webp)
Entre os detalhes que remetem ao legado esportivo estão os faróis ocultos sob tampas deslizantes, acabamento preto inspirado nas saídas de ar do original, rodas estilo turbofan, além de para-lamas alargados, gaiola de proteção, rodas com trava central e nervuras no capô.