“Alô, amigos! Maria Gladys está em Santa Rita de Jacutinga na rua, confusa, sozinha, sem dinheiro e sem casa”. Foi assim que Maria Thereza Mello Maron, filha da atriz Maria Gladys, noticiou em suas redes sociais o suposto sumiço da mãe, que estaria vagando na pequena cidade do interior de Minas Gerais.
- ‘Tortura’: Jake Gyllenhaal revela que Jennifer Aniston foi atriz mais difícil com quem já contracenou; entenda
- James Toback: saiba quem é o diretor de Hollywood condenado a pagar R$ 10 bilhões em processo por agressão sexual contra 40 mulheres
Após o relato, o Disque-Denúncia do Rio de Janeiro chegou a divulgar, nesta sexta-feira (11), um cartaz pedindo informações sobre o paradeiro da atriz. “Maria Gladys Mello da Silva, de 85 anos, é moradora da cidade de Santa Rita de Jacutinga (MG). Ela desapareceu no dia 10 de abril de 2025, após ser vista pela última vez na cidade mencionada, em situação de vulnerabilidade”, diz o texto do cartaz.
A Super Rádio Tupi conseguiu falar com Maria Gladys, que confirmou que estava em Santa Rita de Jacutinga. A atriz disse, no entanto, que estava sem dinheiro e que não tinha como pagar um táxi e que haviam lhe roubado.
“Como eu vou pagar o hotel aqui? Vim para cá contando que tinha a minha aposentadoria. Tô maluca. Não sei o que eu faço. Como eu vou dizer que não tenho dinheiro para pagar isso aqui? Como eu vou sair daqui? Não tenho dinheiro nem para pagar o táxi para ir embora. Onde vou ficar, na rua? Agora que roubaram todo o meu dinheiro de novo”, disse ela, aos prantos, em áudio publicado na coluna Pablo Oliveira, da Rádio Tupi.
Depois disso, também em entrevista à Tupi, o filho da atriz, Glayson, afirmou que conseguiu um carro para levar a mãe até uma rodoviária em outro município, onde ela vai pegar um ônibus para ir a Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde parte da família da artista vive.
“Se ela não for no carro, eu larguei de mão. Realmente larguei”, disse o filho de Maria Gladys em entrevista ao colunista Pablo Oliveira, da Super Rádio Tupi.
Maria Gladys Mello da Silva nasceu em 1939 no Cachambi, Zona Norte do Rio. Teve paralisia infantil aos três anos e engravidou de seu primeiro filho Glayson, aos quinze. Se mudou para o bairro do Grajaú ainda nova, e foi lá que ela conheceu artistas como Erasmo Carlos, Carlos Imperial e Roberto Carlos. Com este último, engatou um namoro.
Gladys foi uma das bailarinas do “Clube do Rock”, programa de TV organizado por Carlos Imperial. No final dos anos 1950, ela estreou no teatro na peça “O mambembe”, de Arthur Azevedo, contracenando com Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi. Passou a integrar o grupo Teatro Jovem. Em uma das montagens do grupo, “O chão dos penitentes”, Maria Gladys chocou ao apareceu no cartaz da peça com os seios à mostra, sendo considerada a primeira atriz de prestígio a exibir o corpo de forma desta forma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/e/4/WasukwQWSoH6GPrlokwQ/36669023-rg-copacabana-rj-10-11-2008-perfil-da-atriz-maria-gladys-corte-de-foto-de-ivan-cardoso-em-q.jpg)
Também teve carreira expressiva na televisão, com papéis em produções como “Brilhante”, “Bandidos da Falange”, “As noivas de Copacabana”, “Hilda Furacão”, “Um anjo caiu do céu”, “Negócio da China”, “A lua me disse” e “Aquele beijo”. Uma de suas personagens mais lembradas pelo público foi a empregada doméstica Lucimar da Silva, da novela “Vale Tudo.
Gladys também é considerada uma das musas do cinema marginal no Brasil, tendo atuado em vários filmes do cineasta Júlio Bressane. Ela é avó da atriz britânica Mia Goth.
Glayson Gladys, filho de Maria Gladys, questionou o post de sua irmã, Maria Thereza, sobre o sumiço de sua mãe. Ao site F5, da Folha de S. Paulo, ele disse que suas duas irmãs são responsáveis pela atual situação da atriz. De acordo com Glayson, as irmãs teriam gastado o dinheiro de Maria Gladys, vendido um apartamento que ela teria em Cabo Frio e recusado colocar a atriz no Retiro dos Artistas.
— Para mim são três loucas, minha mãe e minhas duas irmãs — afirmou o rapaz ao F5.
