Grupos de menores de idade, vestidos com uniformes de escola, foram apreendidos nesta quarta-feira em bairros da Zona Norte do Rio, por praticar furtos e roubos. Equipes do programa Segurança Presente foram acionados para ao menos duas ocorrências durante a manhã, uma na Avenida Dom Hélder Câmara, no Engenho de Dentro, e outra na Rua Dias da Cruz, no Méier, vias de grande movimentação de pedestres e de veículos.
- Escondido no Rio: Polícia prende integrante do PCC que negociava com o CV
- Tentativa de homicídio qualificado: homem que ateou fogo na ex-namorada é preso
Segundo o Segurança Presente, às 10h desta quarta-feira, agentes atuaram para conter um grupo de sete menores de idade, todos com uniforme da rede municipal de ensino, que praticavam furtos entre o Norte Shopping, no Cachambi, e a Rua Henrique Scheid, no Engenho de Dentro, um trecho de aproximadamente 600 metros, cortado pela Dom Hélder Câmara.
Menores com uniforme de escola praticam furtos na Zona Norte do Rio
Com esse grupo, os policiais encontraram com um de seus integrantes um celular cujo número de Imei — Identificação Internacional de Equipamento Móvel, código que permite bloquear o celular em caso de perda ou furto — constava no cadastro de roubo. A ocorrência foi registrada na 26ª DP (Todos os Santos).
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que uma mulher sai de um imóvel na Avenida Dom Hélder Câmara e, em cinco segundos, é cercada por dois garotos. Na calçada, um deles agarra a mulher e toma o celular da mão dela, enquanto outro se junta a ele, e empurra a vítima sobre um vaso de plantas. A dupla deixa o local correndo. Logo após o furto, um grupo de dezenas de estudantes uniformizados passa pelo mesmo endereço. Outros vídeos mostram os jovens sentados em um meio-fio, enquanto eram abordados por policiais.
Na mesma manhã, uma hora depois, agentes do Segurança Presente no Méier receberam informações de que menores também com uniforme escolar praticaram roubo em frente a um colégio particular, na Rua Dias da Cruz. Os policiais fizeram buscas em um ônibus, acompanhados pelas vítimas, e localizou um dos suspeitos com o celular subtraído. Este caso foi registrado na 25ª DP (Engenho Novo).