Uma mulher acusa o segurança de uma filial da Vivian Festas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, de racismo, após ele acusá-la de furtar um produto no local. Selma de Carvalho, de 51 anos, afirmou que, nesta terça-feira, foi abordada pelo homem, que retirou um frasco comprado em outro estabelecimento de sua bolsa e depois ainda a fotografou. Depois, ao ver que o frasco não era vendido na loja em que trabalha, o segurança tentou devolver o produto alegando ela o havia esquecido, contou a vítima.
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— Eu ainda estou meio abalada porque ele me chamou de ladrona. Todo mundo vendo. Tirou a minha foto. Passei muita vergonha — contou Selma.
Segurança de loja em Nova Iguaçu é acusado de racismo
Após o episódio, ela — que tem depressão, ansiedade e síndrome do pânico — teve duas convulsões e foi amparada por uma vizinha, que chamou seu filho, o pastor evangélico e barbeiro Ananias Ferreira da Silva Junior. Ele foi para a loja e encontrou a mãe passando mal.
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— Nem ambulância tinham chamado. Foi só quando eu comecei a gravar que a gerente chamou uma ambulância — contou.
O vídeo feito por Ananias viralizou nas redes sociais. Nas imagens ele conta o que aconteceu com a mãe, a mostra sentada no chão da loja e Selma deixando o local numa ambulância — ela foi atendida num hospital psiquiátrico e teve alta após tomar um calmante.
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— A minha mãe não costuma sair sozinha, mas ontem resolveu passear. Aí fazem isso com ela. Um pecado — disse o pastor.
Segundo ele, após a abordagem feita pelo segurança, a mãe começou a chorar. Selma caminhava em direção à loja onde havia comprado o frasco retirado de sua bolsa para pegar a nota fiscal quando a vizinha a viu. Ananias vai a uma delegacia ainda nesta quarta-feira para registrar a ocorrência.
Procurado, o Grupo Vivian Festas lamentou o episódio, diz reconhecer o “desconforto” causado e afirmou que conduz uma “apuração rigorosa” sobre o caso. A íntegra da nota:
“O Grupo Vivian Festas vem a público esclarecer o incidente ocorrido em uma de nossas unidades no dia 16 de setembro de 2025.
Lamentamos profundamente o ocorrido e reconhecemos o desconforto causado. Essa situação não reflete o padrão de qualidade, o acolhimento e o respeito que buscamos oferecer todos os dias. A satisfação e o bem-estar dos nossos clientes são e sempre serão a nossa maior prioridade.
O gerente da unidade já foi orientado a implementar medidas corretivas e a reforçar o treinamento de toda a equipe, com foco na melhoria contínua do atendimento e para garantir que situações como essa não se repitam.
Estamos conduzindo uma apuração rigorosa dos fatos. Caso seja identificado descumprimento de nossos padrões de qualidade e respeito, as medidas cabíveis serão tomadas, sempre com responsabilidade e transparência.
Reafirmamos nosso compromisso com a excelência, a ética e a responsabilidade social”.