A Netflix quer que você jogue Lego Party entre uma maratona e outra de Stranger Things. É que o serviço de streaming está disponibilizando seus videogames para serem jogados em televisores pela primeira vez, disse o co-diretor executivo Greg Peters, durante a conferência Bloomberg Screentime, em Los Angeles — um passo importante em uma de suas principais iniciativas de crescimento.
— Uma das áreas de jogos que estamos buscando é a de experiências sociais de jogos que possam ser exibidas na sua TV — disse Peters, que atribuiu à empresa uma nota B- (ou “nota média”) por seus esforços nesse setor até agora.
- De maria-chiquinha e meia arrastão: Chatbot de IA criada por empresa de Musk leva conteúdo sexual ao público
- Negócios: EA Games é vendida por US$ 55 bi para fundo da Arábia Saudita e empresa de genro do Trump
A Netflix está oferecendo especificamente jogos que podem ser jogados em grupo, incluindo Boggle Party, Pictionary: Game Night (jogo similar ao popular Imagem e Ação do Brasil), Tetris Time Warp e Lego Party.
A empresa vem oferecendo jogos há quatro anos, como parte de um plano para expandir seu alcance além de filmes e séries de TV. Até agora, os usuários precisavam jogar em dispositivos móveis. Com os novos títulos, os assinantes usarão seus celulares como controles, mas a maior parte da jogabilidade ocorrerá na tela grande.
Peters tem liderado o movimento da Netflix em direção aos jogos — um setor lucrativo que, em geral, tem sido um desafio para os estúdios de Hollywood. Focar em jogos para TV faz sentido, disse ele, porque o mercado de games para celular é um “ecossistema bem desenvolvido e altamente competitivo”.
- Switch 2, da Nintendo, ganha rival: ROG Xbox Ally é revelado: gamers fazem primeiro teste; confira
Alain Tascan, chefe da divisão de jogos da Netflix, disse em entrevista que várias empresas de cinema e TV já tentaram entrar nesse espaço sem sucesso.
— Elas adotaram uma abordagem de curto prazo — afirmou.
Tascan ingressou na Netflix em julho de 2024, vindo da Epic Games, produtora de Fortnite, para ajudar a reformular a estratégia da empresa e quebrar a “maldição de Hollywood” no setor de games. Inicialmente, a Netflix acreditava que oferecer jogos gratuitos em celulares atrairia muitos usuários. Mas a empresa não é um destino natural para videogames, e muitos entusiastas já jogam em outras plataformas.
- Fim da disputa: Fortnite, da Epic Games, retorna à App Store da Apple nos EUA após mais de quatro anos
A direção da empresa identificou, desde então, quatro categorias prioritárias:
- Jogos infantis;
- Jogos de festa;
- Títulos de grande sucesso, como Grand Theft Auto;
- Jogos baseados em propriedades da própria Netflix, como Stranger Things.
Todos os jogos dessa primeira leva são gratuitos. O Lego Party, por exemplo, normalmente custa cerca de US$ 40 (R$ 214).
Para jogar, os usuários precisam ter uma smart TV ou usar dispositivos de streaming como os da Roku. Para transformar o celular em controle, os jogadores devem escanear um código QR. A Netflix quer que a experiência de jogo seja fluida e simples.
- Sai da frente, Mário: Uma vaca é a nova estrela da Nintendo
A empresa está comprometida com os games como parte importante de seu futuro, e recentemente tem investido em maior capacidade de servidores na nuvem para lidar com o aumento do tráfego.
“Para entreter o mundo, precisamos incluir os jogos”, disse Tascan. “Muitas empresas têm muitos usuários, mas poucas conseguem reunir todas essas pessoas na principal tela de entretenimento da casa — a TV.”