Algumas das pessoas mais ricas do mundo estão se reunindo para o casamento de Jeff Bezos, o terceiro homem mais rico do planeta, em uma das cidades turísticas mais visitadas do mundo, Veneza. E fica fácil questionar: o que aconteceu com a modéstia e a discrição? Às vésperas da cerimônia, Bezos foi fotografado por paparazzi no convés de seu iate com sua noiva, Lauren Sánchez, ambos de biquíni, brincando com espuma como se fossem universitários em férias de primavera. Enquanto isso, mísseis e bombas caíam há poucos fusos horários dali.
- Veja novo local: Jeff Bezos e Lauren Sánchez mudaram festa de casamento de R$ 260 milhões por questões de segurança
- Cora Rónai: Avante, jacarés infláveis!
Há não muito tempo, a alta sociedade se empenhava em disfarçar as desigualdades de renda com elegância discreta. Minimalismo e luxo silencioso estavam na moda. Mas, após a segunda eleição do presidente Trump, o que vemos é uma ostentação total. Ele dourou a Casa Branca, transformando-a num ambiente rococó ao estilo Liberace. O luxo ostensivo substituiu a riqueza discreta. Exibir virou tendência. Para as mulheres, isso significa lantejoulas, diamantes, silhuetas justas e cabelos volumosos. A nova estrela do TikTok, Becca Bloom, conquistou milhões ao mostrar regularmente seus exageros em joias e compras na Hermès. O vestido bandage está em alta novamente. O mercado de implantes mamários continua crescendo e deve alcançar US$ 4,6 bilhões em 2030, frente aos quase US$ 3 bilhões em 2024.
Para os homens, o visual é de hiper-masculinidade: músculos definidos, cabelo penteado para trás; ternos ajustados com gravatas Windsor bem amarradas.
E, agora, os núpcias de Bezos e Sánchez se tornam o casamento da elite mais internacionalmente notado desde a união dos Ambani-Merchant no ano passado, na Índia. A cerimônia já atraiu protestos de ativistas determinados a transformar Veneza na cidade “que não cedeu aos oligarcas”. (O casal teve que mudar o local da recepção principal para evitar ativistas que ameaçaram encher os canais com jacarés infláveis.) Desde que o relacionamento de Bezos e Sánchez foi revelado num escândalo de tabloide no início de 2019, ela se tornou um objeto de fascínio público, com cada movimento analisado por tabloides e fofoqueiros. Com tanta atenção, Sánchez se tornou uma das mulheres mais visíveis do mundo — por dentro e por fora — e, por isso, uma influenciadora significativa de moda.
O noivo, que deixou de lado a imagem de nerd e roupas largas de escritório, adotou corpo de academia, camisetas polo justas e óculos aviador. Já foi considerado um ícone de estilo improvável. Assim como os “brothers MAGA”, fãs de ternos clássicos e rosto recém barbeado, seu estilo athleisure enfatiza poder, não tendência de vanguarda.
- Bem-vindos? Casamento de Jeff Bezos gera protestos em Veneza
Sánchez também se veste para evidenciar seu status. Ela prefere cintos com fivelas visíveis de longe, vestidos bordados, salto stiletto, decotes profundos, fendas altas e joias chamativas. A aliança de noivado é estimada em cerca de 30 quilates, custando entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões, mas foi ofuscada pelo colar de diamantes que usou recentemente em um gala em Cannes, com uma pedra do tamanho de um refletor de bicicleta. Não houve nada discreto em sua recente despedida de solteira em Paris, que contou com estrelas como Kim Kardashian e Kris Jenner, e incluiu uma visita à loja da Hermès com executivos da marca.
Para a indústria de luxo — que enfrenta sua primeira desaceleração em 15 anos, segundo um estudo recente — é vantajoso abraçar Sánchez, que representa os Clientes Muito Importantes (V.I.C.s), responsáveis por 2% dos clientes e 40% das vendas do setor. “O cliente que impulsiona o luxo global é, em muitos casos, meio brega, e ninguém admite isso”, disse à The Cut um investidor anônimo de moda em um artigo de 2024 sobre esse grupo crucial de consumidores. Os V.I.C.s sempre querem exibir seus trajes de grife, ignorando normas sociais e sensibilidades, e Sánchez parece personificar a ideia de que, se você é rico o suficiente, por que não?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/9/M/co74P4S6KIiJfqq11V9g/111546561-amazon-founder-jeff-bezos-and-lauren-sanchez-get-on-a-taxi-boat-at-the-aman-hotel-in-v.jpg)
O que fascina o público em relação a Sánchez, como acontece com muitas mulheres que refletem uma época, é como ela se monta. Aparentemente sem medo de desafiar normas de estilo, ela compareceu a um jantar de Estado na Casa Branca em 2024 usando um vestido com corpete de renda transparente, fazendo a revista People se perguntar se a escolha violava “o protocolo da Casa Branca”. Depois, foi à posse de Trump com o que parecia lingerie aparecendo sob seu blazer branco, e a Vogue destacou que ela “abre mão dos códigos de estilo da posse”. Ela jamais se conformou ao minimalismo oversized popularizado na década de 2010 pela designer Phoebe Philo para a Celine — ainda reverenciada pela elite de Manhattan e Montecito, Califórnia — que se considera guardiã do bom gosto.
A trajetória de Sánchez, dos tabloides às páginas da Vogue (que fez uma reportagem exuberante sobre ela na edição de dezembro de 2023), fascinou os observadores, da mesma forma que a entrada de Kardashian na revista provocou reações em abril de 2014, quando ela estreou na capa devido ao casamento com Kanye West. Kardashian era uma estrela de tabloide há anos, mas até então a Vogue não a destacava.
- Casamento de Jeff Bezos: conheça Lauren Sánchez, apresentadora mexicana e noiva da cerimônia em Veneza
Após a capa, muitos ameaçaram cancelar assinaturas. Mas valeu a pena, disse depois Anna Wintour, editora-chefe da Vogue: “Disseram que era vulgar, que ficava abaixo da nossa imagem, que rumo a Vogue estava tomando? Estávamos respondendo ao que víamos — um casal que era uma força inegável em nossa cultura, parte da conversa naquele momento.” O mesmo vale para Sánchez e Bezos hoje. Não surpreende que a Vogue esteja em conversas com o casal para um exclusivo.
Sánchez recorda outro assunto improvável para a Vogue: Ivana Trump. Wintour dedicou-lhe capa em 1990, pouco antes do divórcio de Trump, após recear — segundo relato biográfico — que ela fosse “baixo nível”. Na época, Ivana foi criticada por “se vestir como árvore de Natal”. As 750 mil cópias vendidas justificaram a decisão de Wintour.
Por mais que os de gosto mais discreto torçam o nariz para a ostentação do casamento Bezos-Sánchez, o vulgar claramente domina o momento. Talvez odiar oligarcas cafonas seja, por si só, elitista. Duvido que alguém que realmente vá ao casamento se importe com o que nós — os não convidados — pensamos.