BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

o que levou Trump a mudar posicionamento sobre Powell?

BRCOM by BRCOM
abril 23, 2025
in News
0
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP
  • Repercussão: Presidente do BC europeu sai em defesa de Powell após críticas de Trump
  • Tarifaço: Casa Branca considera cortar tarifas aplicadas contra a China. Em alguns casos, taxa cairia à metade, diz jornal

Trump assumiu o cargo com desejo de remodelar a economia global e vem fazendo críticas frequentes ao fato de Powell não ter derrubado os juros dos EUA para fomentar o consumo dentro do país. Um representante do republicano, inclusive, sinalizou que o presidente considerava demitir o banqueiro central.

Entretanto, sua determinação parece ter vacilado diante da turbulência nos mercados acionários e de títulos e dos apelos de executivos poderosos que temem que, além de suas tarifas abrangentes, a interferência no Fed possa desencadear uma calamidade econômica.

Nesta terça-feira, Trump disse que não tinha intenção de demitir Powell — apesar de ter tecido críticas contínuas sobre as políticas do Fed durante os últimos dias. A mudança de atitude de Trump aliviou as preocupações dos investidores que fomentavam uma queda nos principais índices acionários globais e que já durava semanas. Após o recuo do presidente, boa parte dos mercados ao redor do mundo encerrou em alta nestas terça e quarta-feira.

Quer isso reflita a amostra brutal de segunda-feira do que aconteceria nos mercados se ele tentasse demitir Powell, quer fosse o plano desde o início, é claramente positivo” escreveu Krishna Guha, vice-presidente do Evercore ISI à agência Reuters.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump — Foto: Brendan SMIALOWSKI / AFP

“Isso reduz substancialmente a probabilidade dos piores resultados possíveis, incluindo a estagflação e a transformação da crise tarifária em uma crise da dívida soberana, embora esses riscos permaneçam”, completou Krishna Guha

— Trump está em pânico devido à queda dos mercados e aos rendimentos ainda muito altos do Tesouro dos EUA — afirmou à Bloomberg Alicia Garcia Herrero, economista-chefe da Natixis para a região Ásia-Pacífico.

Além da alta das ações, os rendimentos dos títulos de longo prazo do Tesouro americano caíram quando Trump dissipou os temores de que demitiria o presidente do Fed.

Ainda assim, a reviravolta ressalta que os mercados e a economia estão sujeitos aos caprichos do presidente dos EUA como nunca antes — um sinal de que mais turbulência está por vir.

  • FMI: Tarifas de Trump atingem países com orçamentos pressionados e é preciso colocar ‘casa fiscal’ em ordem

Conteúdo:

Toggle
  • Equipe econômica recomenda passo atrás
      • o que levou Trump a mudar posicionamento sobre Powell?

Equipe econômica recomenda passo atrás

Recentemente, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, aconselhou Trump a indicar que não estava querendo demitir Powell e a deixar claro para os mercados que ele acredita em um banco central independente, de acordo com o que uma pessoa familiarizada com o assunto disse à Bloomberg. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, também tem sido uma voz de cautela em relação ao Fed, informou The Wall Street Journal.

Essas conversas antecederam a declaração de Trump a jornalistas, na terça-feira, de que ele “não tinha intenção” de demitir Powell, embora tenha declarado dias antes que a demissão do presidente do Fed “não poderia ocorrer rápido o suficiente!”.

Além disso, na última sexta-feira, o diretor do Conselho Econômico Nacional de Trump, Kevin Hassett, disse a repórteres que o presidente estava estudando a possibilidade de demitir Powell, após uma série de postagens nas redes sociais e comentários públicos criticando o Fed.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell — Foto: Bloomberg
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell — Foto: Bloomberg

A mudança de direção foi um sinal de que ele se tornou mais sensível aos movimentos do mercado e às súplicas de consultores com experiência em Wall Street, como Bessent e Lutnick.

“Não discutimos as conversas particulares do presidente que podem ou não ter acontecido”, escreveu Taylor Rogers, porta-voz da Casa Branca, em um comunicado. “O presidente tem uma equipe excelente de assessores que o aconselham sobre vários assuntos, mas, no final das contas, o presidente é quem toma a decisão final.”

Os ataques de Trump a Powell no fim da semana passada jogaram gasolina nas Bolsas americanas e intensificaram a queima do valor dos ativos, já acentuada por causa do tarifaço, em uma tendência que já está sendo chamada em Wall Street de “vender América”.

Ações, dólar e títulos americanos despencaram, em uma ampla retirada de dinheiro do país.

— Se Powell for demitido haverá uma enorme injeção de volatilidade nos mercados financeiros e a mais dramática fuga de ativos dos EUA que se pode imaginar. Não só a independência do Fed estará claramente sob ameaça, como a perspectiva de desdolarização e afastamento da hegemonia dos EUA será cada vez mais realista — disse Michael Brown, estrategista sênior da corretora Pepperstone.

Na segunda-feira, pesquisa global de gestores do Bank of America mostrou o maior número registrado de investidores globais que planejam diminuir suas participações em ações dos EUA desde que a coleta de dados começou, em 2001: 73% dos entrevistados disseram acreditar que o excepcionalismo dos EUA atingiu o pico.

O quadro de crise nos mercados se instalou após Trump afirmar, na plataforma Truth Social, que não há “praticamente” nenhuma inflação e que era hora de “cortes preventivos” nos juros, reforçando suas críticas ao Fed. A última leitura do principal indicador de inflação acompanhado pelo banco central americano continua acima da meta perseguida pela autoridade monetária.

O medo vem sendo ecoado por elites dos fundos de hedge, dedicados a oferecer investimentos que ofereçam proteção contra a volatilidade dos ativos de mercado. Paul Singer, fundador da Elliott Investment Management, alertou recentemente em um evento privado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que o dólar dos EUA pode perder seu status de moeda de reserva, segundo pessoas presentes.

Juristas afirmam que um presidente não pode demitir o presidente do Fed facilmente, e Powell já afirmou anteriormente que não renunciaria se fosse pressionado por Trump.

o que levou Trump a mudar posicionamento sobre Powell?

Previous Post

Defesa Civil de SP faz alerta para chuvas fortes a partir desta quinta

Next Post

Bolsa atinge maior nível em quase um mês, após Trump suavizar discurso

Next Post
Bolsa atinge maior nível em quase um mês, após Trump suavizar discurso

Bolsa atinge maior nível em quase um mês, após Trump suavizar discurso

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.