Começar o feriado com um bom café da manhã ou brunch (para quem quer acordar mais tarde) pode ser uma ótima opção. Veja uma lista com opções para iniciar a Semana Santa, de cardápios veganos a clássicos franceses e inspirações americanas.
- Páscoa: veja 10 restaurantes de peixes e frutos do mar que têm a vista como carro-chefe
- Comida di Buteco 2025: dicas de roteiros, com mapas, para ‘baratonar’ no Rio, da Zona Sul à Zona Norte
Embalado pela brisa do mar, no térreo do Hotel Arpoador, de frente para a praia, é possível optar por combos com bebida quente, leite, suco, pães, queijos, presunto, ovos, frutas, iogurte, granola, geleias e bolo, com opçãoo vegana. Há também sugestões à la carte, como tosta de abacate com homus, panquecas e outras. Rua Francisco Otaviano 177, Ipanema.
A casa de cozinha do Oriente Médio sem clichês tem o menu de café da manhã servido o dia todo para um brunch sem pressa. Há desde opções salgadas, como o pão pita quente com queijo e pastrami, a doces como a panqueca com melado e creme de mascarpone. Rua Rainha Guilhermina 95.
Na casa vencedora de melhor café da manhã pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia 2024, de clima retrô, o brunch tem pedidas como panquecas, waffles, além de cafés gelados e até drinques como mimosa para acompanhar. Rua Real Grandeza 193, Botafogo.
Localizado na Casa Horto , o cardápio oferece desde o clássico pão na chapa paulista (tostado com requeijão), até opções como bowls de iogurtes, bolos e combos que incluem pães, ovos e outros itens. Rua Pacheco Leão 696, Jardim Botânico.
A premiada casa de café da manhã oferece mais de 100 itens na cartela, como o trio de pão de queijo gruyère (prata da casa). Por lá também tem clássicos como croque monsieur. O cardápio segue com iogurtes, sucos e doces. Rua Maria Quitéria 62, Ipanema. Rua Visconde da Graça 51, Jardim Botânico. Casa Firjan, Botafogo. Shopping Leblon e BarraShopping.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/A/X/cLvJtfQKGLz3Bs4Ih3nQ/thumbnail-emporio-jardim-pao-de-queijo-foto-tomas-rangel-1.jpg)
Tanto em Ipanema como no Leblon, o brunch é servido o dia todo. Além dos pães e bolos do dia na vitrine, o menu nas casas de Fernando Kaplan aposta em ingredientes orgânicos para preparar receitas como ovos beneditinos à moda turca, iogurte de avocado com granola, toast de homus de beterraba e shiitake. Para matar a sede, smoothies como o de manga com banana, gengibre, tahine e mel e cafés especiais. Rua Garcia D’Ávila 147, Ipanema. Av. Ataulfo de Paiva 1.120, Leblon.
A casa do chef Daniel Biron, com cardápio 100% vegetal, tem opções sem glúten ou lactose. Do forno da padaria saem dicas como muffin inglês e croissants, além de bowls de iogurte. Para quem quer algo mais robusto há possibilidades como café da manhã inglês reúne tofu mexido, feijão-branco assado ao molho barbecue, salsicha vegetal grelhada, cogumelos, tomate assado, espinafre e pão de fermentação natural com manteiga Naveia. Av. Nossa Senhora de Copacabana 1.334.