Além do Corpo de Bombeiros e de equipes profissionais para combate a incêndios, o Pantanal conta com Brigadas Comunitárias Voluntárias no enfrentamento aos focos de calor, que têm batido recordes. São moradores da região, integrantes de comunidades indígenas e ribeirinhos, que sofreram com os traumas das queimadas de 2020, ano em que um terço do bioma foi consumido pelo fogo e que, desde então, se capacitaram para atuar na linha de frente.
O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de Presidente Prudente (SP), do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), é símbolo do combate à facção nascida nas cadeias paulistas. Em 2024, tornou público um áudio em que a autoridade máxima do PCC chamava um comparsa de “psicopata”, episódio que acabou por provocar um racha sem precedentes na cúpula do grupo.
Além de comemorar os 40 anos do Rock in Rio com uma edição que levou milhões de pessoas ao Parque Olímpico em 2024, o empresário Roberto Medina anunciou um ambicioso plano que promete revolucionar o turismo na cidade: o Imagine. Trata-se do maior complexo de entretenimento da América Latina, que ocupará com um parque temático, uma área para shows e outros atrativos o espaço que hoje abriga o festival. O empresário também consolidou o The Town como um festival de música de grande porte, reunindo muitas marcas e atrações internacionais.
Jurados desta categoria: Thiago Prado (editor de Política e Brasil), Thiago Bronzatto (diretor da sucursal de Brasília), Vera Magalhães (colunista do GLOBO) e representante do Cemaden (vencedor na categoria em 2023).
Veja os indicados em todas as categorias do Prêmio Faz Diferença
