No primeiro fim de semana de outubro, dias 4 e 5, das 10h às 20h, o Caminho Niemeyer será tomado por super-heróis, cosplayers, gamers e amantes da cultura pop. A terceira edição da Niterói Expo Geek, maior evento do gênero na cidade, chega com entrada gratuita e uma programação intensa que promete transformar o espaço em um multiverso de experiências. A feira vai contar com a terceira edição do concurso literário Contos Fantásticos Niteroienses; o game show interativo Geek Versus, jogo que coloca o conhecimento dos fãs à prova; e o fórum de debates Geek Summit, além de lançamentos exclusivos, estandes temáticos e food trucks.
- Niterói em Cena: Evento reúne teatro nacional e internacional em diversos espaços da cidade
- Lia de Itamaracá em Niterói: Cirandeira abre Festival Interculturalidades, na UFF
— A Niterói Expo Geek nasceu com o propósito de celebrar a diversidade da cultura pop e geek. É um espaço onde fãs de todas as idades encontram arte, tecnologia, criatividade e, acima de tudo, pertencimento. Nosso objetivo é sempre oferecer experiências inéditas, valorizando a produção nacional e conectando o público com o que há de mais incrível nesse universo — destaca Alexandre Lage, CEO da Rádio Esfera, produtora do evento.
O público vai encontrar ainda concursos de cosplay e k-pop, torneios de eSports, oficinas de quadrinhos e toy art, Artist’s Alley, Beco dos Artesãos, apresentações, show da banda DuckTails, feira de ciência e tecnologia, SwordPlay, mesas de RPG, boardgame, cardgame, swordplay, fliperamas, modelismo, jogos independentes com a Associação de Criadores de Jogos do Rio de Janeiro (ACjogos) e exposições de brinquedos com o Museu Rebobina, além da Feira de Quadrinhos Nitcomics.
Entre os destaques estão entrevistas com os dubladores Guilherme Briggs (dublador do Buzz Lightyear, de “Toy story”, e das animações do Superman), Fernanda Baronne (Viúva Negra e Cinderela) e Flávia Saddy (Mulher-Maravilha e Barbie).
O encerramento, no domingo, terá um concerto especial da Orquestra Sinfônica Popular Raul de Barros (OSPRB), que tocará trilhas clássicas do universo da cultura pop.
A expectativa é que 20 mil pessoas passem pelo Caminho Niemeyer durante os dois dias do evento, superando os números das edições anteriores.
A classificação etária do Niterói Expo Geek é de 12 anos. Crianças menores entram acompanhadas dos pais ou responsáveis. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla, pela página Niteroi Expo Geek Vol. III.
Entre as atrações inéditas da programação, o público poderá conferir a estreia de “Originários”, curta-metragem que leva a mitologia indígena para o universo dos super-heróis. Haverá sessões nos dois dias do evento, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dentro da Expo Geek.
A produção, filmada em Niterói e na Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã), em Maricá, combina ação, drama e uma narrativa que valoriza ancestralidade, identidade e diversidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/I/7/Xmtk1uRpyo2xdBIAPFiA/originarios.jpg)
Com direção de Oscar Francisco, das obras “Todas as flores” e “Deus salve o rei”; roteiro de Renê Belmonte, de “Se eu fosse você” e “Assalto ao Banco Central”; e produção do quadrinista Ellyan, criador do super-herói Velox (apontado como o primeiro super-herói homossexual solo dos quadrinhos nacionais), o filme é considerado pelos criadores a primeira produção audiovisual de super-heróis brasileiros. Inspirados em criações originais de Ellyan, o filme vai estrelar personagens como Flecha Vermelha, Capitão R.E.D. (interpretado por Kiko Pissolato), Convergente e o próprio Velox, inspirado na artista Pablo Vittar.
— Esse projeto é a realização de um grande sonho e tem como objetivo valorizar nosso país. É uma honra ter criado essa história, vê-la ganhando forma e ainda participar da produção e do elenco desta obra, cuja narrativa se desenrola nas ruas de Niterói e Maricá, cidades de tradições e história entrelaçadas à cultura indígena — afirma Ellyan.
A trama acompanha Elder Silva, jovem que desperta como encarnação do deus Tupã e, ao liberar poderes fora de controle, coloca a vida da mãe em risco. Em busca de cura, ele embarca em uma jornada ao lado de outros heróis, enfrentando dilemas éticos e refletindo sobre os limites entre o humano e o sobrenatural.
Com participação de Claudia Macedo, Denilson Graco, Fel Travassos e Maryellen Vieira, o curta foi viabilizado pelos editais Paulo Gustavo e Aldir Blanc, em parceria com a prefeitura de Niterói (via Secretaria municipal das Culturas) e o Ministério da Cultura.