O Papa Francisco, que se recupera de uma grave pneumonia em ambos os pulmões, apareceu novamente de surpresa na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante a missa de Domingo de Ramos. Sentado em sua cadeira de rodas, o Pontífice argentino de 88 anos cumprimentou os fiéis, aparentando estar em bom estado de saúde e sem auxílio de cânulas nasais para oxigênio.
- ‘Bom domingo’: Papa Francisco faz primeira aparição pública após deixar hospital e acena para fiéis na Praça de São Pedro
- Veja: Papa Francisco faz visita surpresa à Basílica de São Pedro após encontro com rei Charles
Durante sua breve passagem pela praça, Francisco apertou as mãos dos presentes e distribuiu doces às crianças. Do altar situado em frente à Basílica de São Pedro, ele desejou um “feliz Domingo de Ramos, feliz Semana Santa”.
A atividade deste domingo é mais uma de uma série de participações não programadas realizadas pelo Papa nos últimos dias. O Vaticano havia divulgado nas últimas semanas que Francisco apresentava “leves melhorias” em seu quadro clínico, incluindo avanços na respiração e motricidade e uso da voz, e que provavelmente o Pontífice faria aparições públicas.
No último domingo, ele já havia surpreendido os fiéis em frente à Basílica de São Pedro durante a oração do Angelus. Na quarta-feira, Francisco recebeu uma visita do rei Charles III e da rainha Camilla, do Reino Unido. Na quinta-feira, ele visitou a Basílica de São Pedro para acompanhar as obras de renovação e visitar o túmulo do Papa Pio X. No sábado, rezou na Basílica de Santa Maria Maggiore, conhecida como sua favorita.
A grave pneumonia, diagnosticada em março, levou o Santo Padre a um longo período de internação no Hospital Gemelli, em Roma, onde permaneceu por mais de cinco semanas. Durante esse tempo, suas atividades públicas foram suspensas.
Os médicos alertaram, no entanto, que o Papa precisa de tempo para recuperar o uso pleno da voz devido aos danos provocados nos músculos respiratórios pela pneumonia bilateral, que colocou sua vida em perigo em duas ocasiões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/C/v/R0UOOAQ0WhBbo0Sc70zA/110692749-this-handout-photo-taken-and-released-on-april-12-2025-by-the-vatican-media-press-service.jpg)
Apesar da melhora e das aparições pública, ainda não há definição sobre a presença do Pontífice nas celebrações da Páscoa, no dia 20 de abril. De acordo com o Vaticano, “ainda é prematuro falar” da participação do Papa nos eventos litúrgicos da data mais importante do calendário cristão.
A Santa Sé chegou a confirmar pelo menos uma aparição pública do Pontífice nas celebrações da Páscoa. Contudo, segundo o comunicado oficial, a presença dele seria decidida conforme a evolução de sua saúde ao longo das semanas.

