“O referido inquérito está em fase de conclusão e deverá ser remetido ao Judiciário, com o indiciamento do agente, nos próximos dias. Outros doze policiais seguem afastados das atividades operacionais”, afirmou a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em nota.
Nesta segunda-feira, 7, policiais da 2ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) realizaram a oitiva do policial.
Com o indiciamento, o inquérito, que está em fase de conclusão, deve ser encaminhado ao Poder Judiciário nos próximos dias. Pereira e outros seis PMs que participaram da ocorrência já tinham sido indicados pela Corregedoria da PM, em dezembro, por tentativa de homicídio e outros crimes militares.
Em dezembro do ano passado, imagens que circularam nas redes sociais flagraram uma abordagem policial na qual um agente aparece jogando um homem de em um rio.
— Quase morri na mão de um policial que estava desequilibrado — disse Marcelo do Amaral, a vítima, ao comentar sobre o caso.
Em depoimento às autoridades, o jovem afirmou que estava passando próximo ao local onde acontecia um baile funk em Diadema, quando foi surpreendido por agentes que passaram a persegui-lo.
Em entrevista ao Fantástico, Amaral relatou que após ser arremessado ele caiu de joelhos dentro do córrego e conseguiu sair de lá orientado por pessoas em situação de rua. Depois, teria pego carona em um carro que o levou até uma unidade de pronto-atendimento (UPA).
Vídeo flagra PM arremessando homem de ponte em SP
Segundo uma decisão liminar proferida pelo juiz substituto Fabrício Alonso de Della Paschoa, a postura do PM representaria um indício de um suposto esquema com seguradoras. De acordo com o magistrado, Luan teria sido acionado por um representante de uma empresa para “verificar se havia veículo produto de roubo com rastreamento ativo na região”.
Com a constatação de que havia uma motocicleta Yamaha nessas condições, o policial teria ido ao local recuperar a moto. A suspeita levantada é de que essa seria uma forma da companhia recuperar veículos roubados e evitar o pagamento de encargos do seguro.