Às oito da manhã desta segunda-feira, seu Jorge Ferreira Guimarães, de 84 anos, saiu de Brás de Pina, na Zona Norte, carregando um banquinho dobrável a caminho de um posto do Jaé, em Madureira. Sentado em meio à fila que serpenteava o corredor do BRT, ele já sabia que a espera seria longa. Assim como ele, outros idosos de mais de 80 anos aguardavam por mais de três horas para conseguir realizar o cadastro do novo cartão, muitos deles em pé. Após semanas de filas quilométricas e relatos de idosos passando mal, a Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira, a ampliação das lojas do cartão. Também nesta segunda, a empresa responsável pela emissão do cartão Jaé, a CBD Bilhete Digital, foi multada em até R$ 10 milhões pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo Procon-RJ por irregularidades no atendimento que ferem os direitos dos consumidores.
- Dúvidas sobre o Jaé: veja perguntas e respostas dos usuários sobre o novo sistema do transporte municipal
- Fila do Jaé: idosos enfrentam horas de espera, sol, frio e até desmaios em busca do cartão de gratuidade
A Prefeitura do Rio anunciou, nesta segunda-feira, mudanças no funcionamento das lojas do cartão Jaé — que será obrigatório nos transportes municipais a partir de 5 de julho para gratuidades, e a partir de 2 de agosto para todos os passageiros.
— Estamos aqui, todos com mais de 80 anos, há mais de três horas. Eu trouxe meu banquinho e fiz bem, porque já ocuparam todas as cadeiras para os idosos — contou.
Entre as principais medidas estão a criação de três novos postos na cidade para tentar dar conta da demanda e a ampliação do horário de funcionamento das lojas, que passam a atender de segunda a sábado, das 7h às 19h. Apesar do anúncio, para os passageiros, as mudanças ainda parecem insuficientes para garantir que todos os cariocas consigam fazer a troca do antigo RioCard pelo novo Jaé dentro do prazo — e sem maiores transtornos.
Na última semana, idosos chegaram a passar mal durante a espera que podia ultrapassar quatro horas, isto sob sol e em pé, cenário visto na sexta-feira no posto de Madureira, o único que funcionava para atender a toda a Zona Norte. O posto de Madureira, instalado na Rua Padre Manso, junto ao corredor do BRT, amanheceu lotado mesmo com a inauguração nesta segunda-feira de um “superposto” mais amplo na Cidade Nova, localizado no Clube do Servidor na Rua Ulisses Guimarães, a poucos metros da unidade que funciona em frente a estação do metrô da Estácio.
Por lá, há duas filas: uma para quem precisa se cadastrar e outra para retirada do novo cartão. Algumas cadeiras plásticas foram distribuídas, mas em número insuficiente — nem mesmo todos os idosos acima de 80 anos, público prioritário, conseguem assento. Muitos continuam em pé por horas. Alguns se encostam nas estruturas do BRT, outros improvisam como podem. Seu Jorge, por exemplo, levou o próprio banco para suportar as mais de três horas de espera.
A respeito da situação, o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere, afirmou nesta segunda-feira que a gestão está disposta a “corrigir o percurso” a tempo do prazo para a obrigatoriedade do novo cartão nos transportes da cidade. Ele voltou a insistir que os usuários priorizem o pedido do Jaé pelo aplicativo.
— Para aqueles que ficaram na fila e passaram por essa situação, a gente pede desculpas aos cariocas. Faz parte desse processo de adesão. Estamos muito serenos quanto a isso, mas precisamos corrigir o percurso — declarou Cavaliere.
‘Sou analfabeta em aplicativo’, ‘meu cartão não chega’
A recomendação, na prática, não alivia a frustração de quem tenta, há meses, resolver pendências relacionadas ao novo cartão. Em ambos os principais postos — Madureira e Cidade Nova — há relatos de usuários que aguardam há mais de seis meses pela entrega do Jaé. Muitos idosos, inclusive, relatam que não têm familiaridade com o uso de aplicativos e não contam com ajuda para realizar o processo online, o que os obriga a enfrentar longas filas presenciais.
- Perguntas e respostas: Tudo o que você precisa saber sobre os cartões Jaé e Riocard
Desde dezembro, Grace Araújo, de 51 anos, moradora de Botafogo, que nesta segunda-feira preferiu ir ao superposto da Cidade Nova, aguarda o Jaé Gratuidade e, segundo informaram, seu cartão foi extraviado. Com receio de que o novo prazo chegue e o documento não, ela optou por buscar atendimento presencial.
— Pedi o meu cartão desde dezembro e disseram que, do nada, ele foi extraviado. Minha mãe também aguarda desde então e só agora conseguiu o dela. Agora meu receio é que o meu não chegue a tempo, porque já demorou demais — disse. Grace fez uma nova solicitação para retirada no posto de Botafogo, que passará a funcionar na Rua Dona Mariana a partir desta terça-feira.
Segundo a Prefeitura, há 200 mil cartões prontos para retirada (sendo 35 mil de gratuidades e 147 mil do público geral).
Adriana Vieira, de 42 anos, decidiu levar a tia, Maria da Glória Vieira, de 82, até o novo posto, na Cidade Nova. Desde janeiro, ela tenta finalizar o cadastro da tia pelo aplicativo, sem sucesso. Além disso, o próprio cartão de Adriana, solicitado em dezembro, até chegou — mas nunca funcionou.
— Toda vez que tento passar o cartão na maquininha, dá erro, como se fosse inválido. Falam para resolver tudo pelo aplicativo, e eu fiz isso. Mas o cartão chega e não funciona. Vim resolver isso de uma vez por todas, mas acho que terei que pedir outro e aguardar mais ainda pega nova entrega — explicou Adriana. Enquanto o problema não é solucionado, Adriana depende do celular para pagar a passagem com QR Code e teme ficar na mão quando estiver sem bateria.
O medo do prazo curto também assombrou Karla Aguiar, de 36 anos, moradora do Catumbi. Mesmo sem ter recebido a notificação para retirada, ela foi ao superposto da Cidade Nova tentar obter o cartão da filha, estudante do ensino fundamental com direito à gratuidade. O pedido foi feito há mais de 20 dias.
— Eu vim porque eles falam para fazer tudo no aplicativo, mas já tem mais de 20 dias e o cartão não chega. A promessa era de até 10 dias úteis, mas o aplicativo nem informa se já pode retirar. Por isso as pessoas estão vindo, ninguém entende nada — relatou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/o/G/lBiR99QzqMhOHqBqa0vQ/111512187-ri-rio-de-janeiro-rj-23-06-2025-prefeitura-do-rio-anuncia-novas-medidas-sobre-operacao.jpg)
A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, reconheceu que há atraso na entrega dos cartões e afirmou que a prefeitura está trabalhando para melhorar a logística. Segundo ela, foram realizados 2,4 milhões de cadastros até agora, com mais de 1,4 milhão de cartões já emitidos. Atualmente, cerca de 440 mil passageiros utilizam o Jaé diariamente.
— Está meio demorada a entrega do cartão, então estamos melhorando a logística para ser mais rápida essa retirada — declarou.
Na loja de Madureira, Simaria Ângela de Nazaré, de 84 anos, aguardava há mais de três horas na fila para tentar realizar o cadastro do cartão. Fazer o processo pelo aplicativo, segundo ela, nunca foi uma opção.
— Pra mim, não dá. Sou analfabeta em aplicativo. A gente prefere vir pegar aqui, pelo menos hoje tem cadeira — disse a idosa, aliviada por conseguir se sentar.
O caso de Simaria exemplifica o que muitos usuários têm relatado nos últimos dias: para boa parte da população idosa, a digitalização do processo imposta pelo poder público desconsidera as limitações tecnológicas e sociais desse grupo — que, sem acesso a smartphones, internet ou ajuda de familiares, acaba obrigado a enfrentar as filas presenciais.
Empresa multada pela segunda vez
A empresa responsável pelo cartão Jaé, a CBD Bilhete Digital, foi multada nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo Procon-RJ por irregularidades no atendimento que ferem os direitos dos consumidores. A penalidade pode chegar a R$ 10 milhões, e a empresa tem 15 dias para apresentar defesa.
Entre as infrações encontradas estão a ausência de filas prioritárias — ou o atendimento restrito apenas a idosos com mais de 80 anos, quando a prioridade legal começa aos 65 —, filas de espera que ultrapassam duas horas e unidades anunciadas como abertas, mas que estavam fechadas ao chegar no local.
Agentes também constataram que a entrega do cartão em casa, mediante o pagamento de R$ 7,95, não é divulgada de forma clara, como exige o Código de Defesa do Consumidor. Há relatos de usuários que pagaram pela entrega, não receberam o cartão e, mesmo assim, precisaram enfrentaram filas nos postos para retirar o bilhete pessoalmente.
— O consumidor que pagou pela entrega em casa e teve que retirar o cartão presencialmente pode procurar a SEDCON ou o Procon-RJ para registrar reclamação. A empresa será notificada a reembolsar o valor — afirmou o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
A empresa já havia sido intimada na sexta-feira a prestar esclarecimentos e apresentar um plano de atendimento. Caso não cumpra as exigências, pode ter a distribuição dos cartões suspensa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/q/K/lCf912T5AaaTnWYB9ePw/111511033-ri-rio-de-janeiro-rj-23-06-2025-prefeitura-do-rio-anuncia-novas-medidas-sobre-operacao.jpg)
Entre os novos postos anunciados pela Prefeitura do Rio está o que eles chamaram de “superposto” da Cidade Nova, localizado no Clube do Servidor na Rua Ulisses Guimarães, a poucos metros da unidade que funciona em frente a estação do metrô da Estácio. A loja conta com pelo menos 20 guichês e diversas cadeiras para acomodar a população idosa que deseja se cadastrar ou retirar o novo cartão. No início desta segunda-feira, quem chegou ao local para ser atendido encontrou o serviço fluindo bem.
Para Getúlio Vargas Young, de 77 anos, morador de Bento Ribeiro, o atendimento durou cerca de 20 minutos. Ele inicialmente tentaria ser atendido no posto de Madureira, onde, na última sexta-feira.
— Foi bem rápido. Íamos em Madureira, mas conseguimos vir pra cá. Fomos informados que aqui seria um novo posto e, como já estávamos no caminho, foi bom ter vindo — disse.
Além da Cidade Nova, outros dois novos postos começam a funcionar nesta semana. A estrutura montada na Praça do Trem, no Engenhão, será ampliada e deve começar a operar já nesta terça-feira. O terceiro ponto ficará na Vila Olímpica de Deodoro, com início do atendimento previsto para quinta-feira, em resposta à alta demanda da região.
Fique ligado: Jaé tem novos postos, horários e datas:
- Superposto no Clube do Servidor, na Rua Ulysses Guimarães S/N, Cidade Nova. Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 19h.
- Centro 1 CASS (sede da Prefeitura), na Rua Ulysses Guimarães, 2-14, na Cidade Nova. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h.
- Centro 2, na Rua Ulysses Guimarães, 16, loja A (em frente ao metrô da Estácio), no Estácio. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Botafogo (sede da RioLuz), na Rua Voluntários da Pátria, 169, Botafogo. Funciona até 19h desta segunda-feira, dia 23; depois será transferido para a Rua Dona Mariana, 48. (Confira abaixo)
- Campo Grande, na Rua Aurélio de Figueiredo, 41, loja D, em Campo Grande. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal BRT Alvorada, na Avenida das Américas, s/nº, na Barra da Tijuca. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal BRT Jardim Oceânico, na Avenida Armando Lombardi, 705, na Barra da Tijuca. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal BRT Paulo da Portela Madureira, na Rua Padre Manso, s/nº, EF 203, em Madureira. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h. A partir de quarta-feira, dia 25, atendimento apenas para o público geral.
- Santa Cruz, na Rua Felipe Cardoso, s/nº, em Santa Cruz. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal Pingo D’Água, na Estrada da Pedra Guaratiba. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Taquara, na Av. Nelson Cardoso, 905 – loja 107, na Taquara. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
- Terminal Gentileza, na Avenida Francisco Bicalho, São Cristóvão, Loja 32. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h. Sem retirada de cartão na unidade.
- Terminal BRT Deodoro, na Estrada do Camboatá, 46, em Deodoro. Aberta até quinta-feira, dia 26, das 7h às 19h. Será transferido para o superposto da Vila Olímpica de Deodoro.
- Nave do Conhecimento Padre Miguel, na Rua Bom Sossego, 380. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
Funcionamento a partir de terça-feira (24)
- Botafogo, passa a funcionar na Rua Dona Mariana, 48. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 7h às 19h.
- Superposto na Nave do Conhecimento Engenho de Dentro, na Rua Arquias Cordeiro, 1516. Horário de funcionamento: segunda a sábado das 7h às 19h.
Funcionamento a partir de quarta-feira (25)
- Madureira, no Shopping São Luiz, na Avenida Ministro Edgard Romero, 81. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h. Apenas gratuidades.
Funcionamento a partir de quinta-feira (26)
- Superposto na Vila Olímpica de Deodoro, na Estrada do Camboatá, S/N, em Deodoro. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
Funcionamento a partir de sexta-feira (27)
- Arena Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, S/N, em Pavuna. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h às 19h.
Transição em duas fases
A Prefeitura do Rio anunciou, no último dia 12, os prazos para que o sistema de bilhetagem eletrônica seja o único aceito nos transportes sob administração do município (ônibus municipais, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”). A previsão é de que ocorra em duas fases.
5 de julho: Todas as gratuidades passam a ser exclusivamente operadas pelo Jaé. A partir dessa data, o Riocard deixará de ser aceito para esse público nos modais municipais.
- maiores de 65 anos moradores, os cartões físicos podem ser recebidos em casa, de forma gratuita, com solicitação via aplicativo
- PCDs e doentes crônicos vinculados às unidades de saúde da cidade do Rio, unidade de saúde da SMS cadastra o beneficiário, pode ser retirado em uma das lojas, de forma gratuita, ou em casa, mediante pagamento de taxa de R$ 7,95
- estudantes da rede pública de ensino fundamental e ensino médio da cidade do Rio; universitários beneficiados pelos programas do governo federal de cotas; Programa Universidade para Todos de instituições de ensino superior localizados na cidade do Rio
alunos universitários de baixa renda
2 de agosto: Apenas o Jaé poderá ser utilizado para realizar integrações entre diferentes meios de transporte municipais (ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos), dentro do prazo de 3 horas.
Atualmente, em quais modais o Jaé é aceito?
São os modais do transporte público municipal do Rio — o que inclui ônibus, BRT, VLT, vans legalizadas e os chamados cabritinhos. A partir de agosto, o uso do cartão Jaé nos modais municipais será obrigatório. O cartão não faz integração com transportes estaduais como metrô, trem e barcas. Portanto, usuários que precisam fazer integração deverão ter dois cartões: RioCard e Jaé. Os passageiros com Bilhete Único Intermunicipal poderão continuar usando o serviço nos validadores da Riocard nos transportes municipais.
O Bilhete Único Intermunicipal (BUI) continuará valendo nos transportes municipais?
O BUI, oferecido pelo governo estadual, seguirá utilizando o Riocard Mais para fazer integração entre os usuários de trem, metrô, barcas e os modais muncipais. Com a mudança, esses passageiros seguirão usando este cartão nos validadores da Riocard nos transportes municipais, que serão de uso exclusivo do BUI.
Posso usar o cartão Jaé no metrô?
Não. O sistema é aceito apenas em modais do município do Rio.
Já em relação às linhas de ônibus municipais 309; 538; 539; 548; 583; e 584, que, hoje, fazem integração com o metrô nas estações Botafogo e Antero de Quental, em substituição ao Metrô na Superfície, o Jaé informou que não será possível o abatimento na tarifa. Assim, a bilhetagem no metrô continua sendo feito com RioCard. Nesses casos, o passageiro precisa manter os dois cartões.
Posso usar o cartão Jaé no trem?
Não. O sistema é aceito apenas em modais do município do Rio.
Posso usar o cartão Jaé nas barcas?
Não. O sistema é aceito apenas em modais do município do Rio.
Como funciona a integração tarifária com o Jaé?
Atualmente, é possível realizar a integração entre BRT, VLT e ônibus municipais, seguindo as regras do BUC (Bilhete Único Carioca). O que seguirá valendo a partir de agosto. Em que permite até três viagens consecutivas em até 3 horas em modais municipais, desde que uma delas seja no BRT e as viagens sigam o mesmo sentido. Quando o BRT não for utilizado, só será possível realizar a intgração em duas viagens consecutivas no mesmo sentido.