Um projeto da Secretaria estadual de Energia e Economia do Mar (Seenemar) aproxima estudantes da rede pública do universo científico, cultural e esportivo ligado à chamada Economia Azul — a busca do crescimento econômico usando os oceanos de maneira sustentável e saudável. O Programa Jovens do Mar, iniciado em agosto, dá aos alunos aulas de Biologia, Oceanografia e princípios de navegação, com experiências práticas a bordo do Navio Oceanográfico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
- No Aterro: prefeitura remove casal em situação de rua de monumento ao fundador da cidade do Rio, onde havia improvisado ‘casa’
- Tumulto no pós-praia: novas imagens mostram dinâmica de ataque de grupo de 20 jovens a bar em Copacabana: ‘Acontece sempre que tem uma festa’
O programa é dividido em três partes complementares. Na área acadêmica, os alunos têm aulas no navio oceanográfico. A área cultural, feita em parceria com a Marinha do Brasil, permite aos estudantes explorarem a história e a tradição marítima brasileira. No roteiro, estão visitas ao Espaço Cultural da Marinha, ao Museu Naval, ao Navio Rebocador Laurindo Pita, à Ilha Fiscal e à réplica da Nau Capitania do Descobrimento.
Eliane Gabriele, aluna do Instituto de Educação Carmela Dutra, de Madureira, na Zona Norte, participou de uma turma que visitou a Ilha Fiscal:
— Nunca tinha tido a oportunidade de vir aqui, mas estou muito feliz de poder conhecer esse lugar maravilhoso, cheio de histórias incríveis. Foi emocionante pisar em um espaço onde pessoas e ancestrais passaram antes de mim. Eu participei da inauguração desse projeto e está sendo a melhor experiência da minha vida!
Na parte esportiva, os jovens têm aulas de vela e remo em barco-escola, em locais como a Enseada de Botafogo.
— O Jovens do Mar é um trabalho que vai muito além de uma atividade escolar, pois representa oportunidade, aprendizado e inspiração para nossos jovens, despertando neles o cuidado com o meio ambiente, o respeito à natureza e a valorização da vida no mar. É um exemplo de como a educação pode abrir horizontes, criar consciência e formar cidadãos mais comprometidos com o futuro — afirma a professora Nivânia Carvalho, que levou os alunos do Carmela Dutra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/A/z/LUBfJpQFeAeDX9cytXAA/whatsapp-image-2025-09-22-at-16.21.06-1-.jpeg)
Para o secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, o programa vai além de uma experiência educativa:
— O Jovens do Mar é um investimento no futuro do Rio de Janeiro. Estamos oferecendo às novas gerações oportunidades únicas de aprendizado, cultura e esporte, despertando nelas o orgulho da nossa tradição marítima e a consciência do potencial transformador da Economia Azul. Nosso objetivo é formar jovens preparados, conscientes e inspirados a transformar o oceano em conhecimento, inovação e oportunidades para o estado.
As escolas da rede pública estadual (ensino médio) interessadas em participar do programa podem enviar um e-mail para: jovensdomar@seenemar.rj.gov.br.