BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result
No Result
View All Result
BRcom - Agregador de Notícias
No Result
View All Result

Programação do Theatro Municipal para 2025 tem ‘O lago dos cisnes’ e mais; confira

BRCOM by BRCOM
abril 2, 2025
in News
0
Cena do espetáculo 'O Quebra-Nozes', do Theatro Municipal do Rio de Janeiro — Foto: Daniel Ebendinger/Divulgação

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro anunciou, na semana passada, sua programação completa para o ano de 2025. Depois de abrir a temporada, em março, com o concerto “Uma Noite Vienense”, em comemoração aos 200 anos de nascimento de Johann Strauss II, a casa se prepara para receber diversos balés, óperas e concertos ao longo dos próximos meses. Dentre os destaques, estão o retorno de “O lago dos cisnes” e “O Quebra-Nozes”, que foram sucesso de público no ano passado, com ingressos esgotados em minutos e a instalação de um telão no lado de fora do Municipal.

  • Paulo Gustavo: ator ganha exposição imersiva em Niterói idealizada por Thales Bretas; veja fotos
  • Novas casas para conhecer no Rio: Bar da Frente em Copa, speakeasy em Botafogo, italiano na Gávea e mais
Cena do espetáculo ‘O Quebra-Nozes’, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro — Foto: Daniel Ebendinger/Divulgação

Este mês, o Theatro recebe uma nova montagem da opereta “A viúva alegre”, de Franz Lehar, com o Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. No espetáculo, que se passa na Paris do início do século passado, a viúva de um banqueiro é convidada para atender a uma recepção na Embaixada de Pontevedro, país fictício no qual nasceu. A montagem tem direção musical e regência de Felipe Prazeres e concepção e direção cênica de André Heller–Lopes. Além de grande elenco, o espetáculo terá uma a participação especial da atriz Alice Borges.

Conteúdo:

Toggle
  • Maio: ‘O lago dos cisnes’
  • Junho: ‘Série Música Brasileira em Foco’
  • Julho: ‘Os pescadores de pérolas’
  • Setembro: ‘Festival oficina da ópera’
  • Outubro: ‘Frida’ e ano França-Brasil
  • Novembro: ‘Madama Butterfly’ e ‘Negro Spirituals’
  • Dezembro: ‘O Quebra-Nozes’
      • Programação do Theatro Municipal para 2025 tem ‘O lago dos cisnes’ e mais; confira

Maio: ‘O lago dos cisnes’

“O lago dos cisnes”, de Tchaikovsky, fará nova temporada em 2025, com Ballet e Orquestra Sinfônica do Municipal. A concepção e adaptação é de Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa e Lev Ivanov. No enredo, a princesa Odette, amaldiçoada com um feitiço que a obriga a viver no corpo de um cisne branco durante o dia, só se libertará do castigo caso encontre o amor verdadeiro. A direção e mise-en- scène são de Hélio Bejani, e a regência de Javier Logioia Orbe.

Junho: ‘Série Música Brasileira em Foco’

Em junho, a Orquestra do Municipal faz um concerto da Série Música Brasileira em Foco, que terá obras de Carlos Gomes (Abertura da ópera “Fosca”), Hekel Tavares (Concerto para Piano nº 2 em Formas Brasileiras, solista Álvaro Siviero) e Alberto Nepomuceno (Série Brasileira). A regência é de Cláudio Cruz.

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio — Foto: Divulgação/Daniel Ebendinger
Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio — Foto: Divulgação/Daniel Ebendinger

Julho: ‘Os pescadores de pérolas’

No mês que marcam os 150 anos de morte do francês Georges Bizet, o Municipal apresentará a ópera “Os pescadores de pérolas”, do compositor. No enredo, que se passa no Ceilão, atual Sri Lanka, do século XIX, trata de um triângulo amoroso entre dois amigos pescadores e uma sacerdotisa. A concepção e direção cênica é de Julianna Santos, e a direção musical e regência são de Luiz Fernando Malheiro. No dia 14, data de aniversário de 116 anos do Theatro Municipal, a entrada será gratuita.

O balé “O corsário” retorna ao Municipal em remontagem e adaptação de Hélio Bejani e Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa. Baseado no poema “The Corsair” de Lord Byron, o balé conta a história do pirata Conrad, que se apaixona pela jovem escravizada Medora, que acaba sendo vendida para um harém.

Setembro: ‘Festival oficina da ópera’

Na terceira edição do Festival Oficina da Ópera, serão apresentados três títulos. O primeiro, “Dido e Eneas”, de Henry Purcell, com Ensemble OSTM, e direção musical e regência de Jésus Figueiredo. A segunda, “O afiador de facas”, de Piero Schlochauer, também com Ensemble OSTM, será regida e dirigida por Anderson Alves. Por fim, a cantata profana “Carmina Burana”, de Carl Orff, terá Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob a regência e direção musical de Victor Hugo Toro.

Outubro: ‘Frida’ e ano França-Brasil

O mês de outubro terá uma montagem, inédita na América Latina de “Frida”, espetáculo sobre a vida da pintora mexicana Frida Kahlo. Premiado na Alemanha, a apresentação do diretor e coreógrafo da Salzburg Landestheater, terá coreografia de Reginaldo Oliveira e direção geral de Hélio Bejani. No mesmo mês, o Municipal terá um concerto lírico parte do ano França- Brasil, com jovens selecionados pela Ópera de Paris, acompanhados pela OSTM, sob a regência do maestro Felipe Prazeres.

Novembro: ‘Madama Butterfly’ e ‘Negro Spirituals’

O mês terá a ópera “Madama Butterfly”, de Puccini, com Coro e Orquestra Sinfônica da casa. O espetáculo, com concepção e direção cênica de Pedro Salazar e direção musical e regência de Alessandro Sangiorgi, conta a história de um romance entre uma japonesa e um tenente americano.

Também será apresentado o espetáculo “Negro Spirituals”, que retorna após apresentações em 2023 e 2024. Com cantores e instrumentistas do Municipal, e direção de Murilo Emerenciano, a apresentação, mostra o gênero musical surgido nos EUA e interpretado, inicialmente, por escravizados negros.

Dezembro: ‘O Quebra-Nozes’

A temporada encerra, em dezembro, com uma nova montagem de “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, com Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Municipal. Concebido e adaptado por Hélio Bejani e Jorge Texeira, a partir de Marius Petipa, o balé terá regência do maestro titular Felipe Prazeres. Na história, a menina Clara ganha um quebra-nozes em forma de soldado, que ganha vida e a leva para uma aventura.

Programação do Theatro Municipal para 2025 tem ‘O lago dos cisnes’ e mais; confira

Previous Post

‘Vale Tudo’: após dar golpe em Raquel, Maria de Fátima terá seu dinheiro roubado

Next Post

Rocco Pitanga vai entrar em 'Garota do momento'. Personagem terá relação com Clarice. Entenda

Next Post
Rocco Pitanga vai entrar em 'Garota do momento'. Personagem terá relação com Clarice. Entenda

Rocco Pitanga vai entrar em 'Garota do momento'. Personagem terá relação com Clarice. Entenda

  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #55 (sem título)
  • New Links
  • newlinks

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.