Diferentemente do que ocorreu na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), quando os candidatos realizaram duas provas (objetiva e discursiva) no mesmo dia, dessa vez a seleção será feita em duas etapas.
Após a prova objetiva em 5 de outubro, apenas os candidatos aprovados nessa primeira etapa farão a prova discursiva, marcada para domingo, 7 de dezembro.
- Veja: Como consultar o local de prova do ‘Enem dos concursos’
- CNU 2025: Veja cinco mudanças na segunda edição em relação à do ano passado
A mudança trouxe mais uma novidade para o CNU. Após constatar um baixo percentual de mulheres aprovadas na primeira edição do concurso, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) resolveu incluir um critério de paridade de gênero para selecionar os candidatos aptos a realizarem a prova discursiva. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação feminina no serviço público.
Em parceria com o Gran Concursos, o GLOBO vai publicar, no próprio domingo, o gabarito extraoficial das provas objetivas dos nove blocos temáticos do CNU. Os leitores e assinantes do jornal poderão assistir também a uma live com a correção das questões, com uma equipe de professores do Gran Concursos comentando os pontos mais importantes das provas.
Para o dia 7 de dezembro, haverá diferenças na duração da prova discursiva para os níveis médio e superior, na composição das avaliações e na pontuação. Confira abaixo os horários e detalhes do exame:
Qual o horário de abertura dos portões e de início das provas discursivas do ‘Enem dos Concursos’?
A prova discursiva, que ocorre no dia 7 de dezembro, terá início às 13h, mas os portões abrirão 11h30 e fecharão às 12h30.
- Paridade de gênero: Entenda como vai funcionar nova regra na 2ª fase
Para os cargos de Nível Superior, a prova será realizada entre 13h e 16h. No Nível Intermediário, as avaliações serão aplicadas de 13h às 15h.
Como será a prova discursiva para o ensino superior?
Para os candidatos a cargos de nível superior, a prova discursiva será composta por duas questões, cada uma a ser respondida em até 30 linhas. Cada questão vale 22,5 pontos, totalizando 45 pontos.
- Esther Dweck: Cadastro reserva do CNU 1 será convocado ‘muito em breve’, afirma ministra da Gestão
Como será a prova discursiva para o ensino médio?
Já para os candidatos a cargos de nível intermediário, a prova será composta por uma redação dissertativa-argumentativa, com valor total de 30 pontos. O texto deverá ter, no máximo, 30 linhas.
Dicas para o CNU 2025
Calendário do Concurso Nacional Unificado (CNU)
- Prova objetiva: 5/10/2025
- Divulgação dos cadernos de provas: 06/10/2025
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 06/10/2025
- Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 12/11/2025
- Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
- Envio de títulos: 13 a 19/11/25
- Prova discursiva: 7/12/2025
- Divulgação preliminar das notas das provas discursivas: 06/01/2026
- Divulgação final dos resultados: 30/01/2026
- Período de início da convocação para posse e cursos de formação: Fevereiro/2026