Num confronto que vem se repetindo entre fases eliminatórias de competições internacionais e compromissos decisivos no Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Botafogo voltam a se encontrar, desta vez pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, neste sábado, às 13h. A partida acontece no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

O encontro é o segundo em 2025. Alviverde e alvinegro se enfrentaram na primeira rodada do Brasileirão, em março. Na ocasião, empataram em 0 a 0 no Allianz Parque.

Nos últimos três anos, os clubes vivem uma crescente na rivalidade. Em 2023, o Palmeiras frustrou o Botafogo, que liderou boa parte do Brasileirão e viu o título escapar no fim. Derrocada que ficou marcada pela histórica virada alviverde para 4 a 3 no Nilton Santos, já na 31ª rodada. O Botafogo vencia por 3 a 0 até o início do segundo tempo. Dois gols de Endrick, um de Flaco López e outro de Murilo, todavia, deram a vitória épica ao Palmeiras, que seria campeão.

Palmeiras protagonizou virada épica no Nilton Santos em 2023 — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Em 2024, o Botafogo deu o troco em duas competições. Nas oitavas de final da Libertadores, venceu por 2 a 1 na ida e segurou um movimentado 2 a 2 no Allianz Parque para seguir em frente na conquista inédita da competição continental.

Já no Brasileiro, o alvinegro já havia feito 1 a 0 em casa no alviverde no fim do primeiro turno. No encontro derradeiro, no Allianz Parque, na mesma semana em que disputaria a final da Libertadores, dominou para recuperar a liderança do campeonato, que tinha parado nas mãos dos paulistas. Gregore, Savarino e Adryelson marcaram no 3 a 1, e Richard Ríos dimininuiu. Desta vez, foi o Botafogo que ficou com o título nacional.

Botafogo fez 3 a 1 no Palmeiras e recuperou a liderança em 2024 — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Botafogo fez 3 a 1 no Palmeiras e recuperou a liderança em 2024 — Foto: Vitor Silva/Botafogo

No retrospecto geral, quem leva a vantagem é o Palmeiras, com 40 vitórias em 108 jogos entre as duas equipes. O Botafogo tem 33, e os empates são 35. Por outro lado, o alviverde precisa quebrar o tabu de um ano e sete meses sem vencer o alvinegro para avançar às quartas do Mundial — a última derrota botafoguense foi no 4 a 3.

  • 108 jogos
  • 40 vitórias do Palmeiras
  • 33 vitórias do Botafogo
  • 35 empates
  • 136 gols marcados pelo Botafogo
  • 158 gols marcados pelo Palmeiras
  • Maior goleada: Palmeiras 6×0 Botafogo (Brasileirão de 1999)

Raio-x mostra retrospecto recente em Palmeiras x Botafogo, que se encontram nas oitavas de final do Mundial de Clubes