À primeira vista, os relógios podem parecer apenas objetos decorativos, mas no Feng Shui eles têm um significado muito mais profundo. Segundo essa filosofia ancestral, sua presença dentro do lar pode ativar, frear ou até distorcer a energia dos ambientes. Por isso, colocá-los no lugar certo não é um detalhe menor, especialmente quando se trata do quarto.
- Entenda: Saiba onde colocar a vassoura para afastar as más energias, segundo o Feng Shui
- Feng Shui: Como escolher o lado da cama para dormir e atrair energia positiva
Foi o que explicou a consultora de Feng Shui e harmonizadora de espaços, Ángeles Achilles, que através de suas redes sociais compartilhou um alerta claro: colocar um relógio de parede no quarto pode alterar a harmonia do sono e gerar ansiedade.
Para o Feng Shui, os relógios não apenas marcam a passagem do tempo, também ativam o chi, a energia vital que circula pelos ambientes. Em espaços destinados ao descanso, essa ativação pode ser contraproducente. “O quarto deve ser um lugar de quietude, e um relógio, sobretudo se faz barulho ou emite luz, pode atrapalhar o descanso”, detalhou Achilles.
Além disso, ela destacou qual é o poder ou a energia que esses objetos emanam segundo a crença espiritual. “Os relógios representam a passagem do tempo, mas também têm o poder de acelerar ou atrasar nossa vida. Eles emitem energia e, se estiverem mal posicionados, podem gerar estresse, cansaço ou até ansiedade”, explicou a especialista.
Embora não se recomende tê-los no quarto, isso não significa que os relógios estejam proibidos em casa. Na verdade, no Feng Shui eles são considerados potentes ativadores quando colocados em espaços de circulação, como:
- A sala de estar ou salão principal
- A sala de jantar
- A cozinha
Nesses ambientes, a energia está em constante movimento e o relógio atua como um regulador, não como um obstáculo às atividades diárias. Ainda assim, a especialista sugeriu optar por modelos que transmitam calma, ordem e bem-estar visual, evitando os que geram tensão ou têm design caótico. Além disso, fez um alerta importante: “Nunca se deve ter relógios parados em casa. Isso simboliza energia estagnada e ciclos não concluídos. Também pode refletir bloqueios emocionais ou situações não resolvidas”.
O que fazer se você precisar de um despertador no quarto?
Nos casos em que seja indispensável ter um relógio no dormitório, por exemplo, para acordar em um horário específico, a especialista recomenda usar um despertador de mesa, sem luz de LED intensa e com uma alarme suave ou harmônica. “É importante que o alarme não seja estridente, para evitar sobressaltos que alterem o sistema nervoso desde o primeiro minuto do dia”, detalhou. Por outro lado, Achilles também desaconselha colocar relógios na porta de entrada da casa, já que isso, segundo o Feng Shui, acelera o chi e pode gerar a sensação de que tudo deve ser feito com pressa ou urgência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/f/y/kPcqDxTEeyYcvv6GUWwA/print.png)
Nos comentários da publicação, muitas pessoas opinaram sobre o uso de relógios em casa ou no ambiente de trabalho e relataram mudanças percebidas ao mudar sua localização. “Muito interessante, obrigada por compartilhar. Tenho um no meu consultório para marcar o tempo em certas terapias.
Embora trabalhe com atendimentos a distância, em algumas ocasiões recebo clientes no espaço e sempre penso que o tic-tac pode distraí-los”, analisou uma usuária. Outra acrescentou: “Obrigada, informação superinteressante. Sem relógios em casa, agora que penso. Talvez eu devesse colocar pelo menos um, não?”.