— Meu primeiro restaurante, o CuisinArt, funcionou por anos próximo ao jornal. Mas a minha história com O GLOBO começou há muitos anos. Cresci com os meus pais folheando o jornal e, quando comecei a estudar gastronomia, minha mãe separava todas as páginas que falavam sobre o assunto para eu ler. Há três anos participo do Rio Gastronomia, e nossa expectativa é que possamos superar a grande repercussão que tivemos com o nosso bolo de chocolate, e que outros pratos também façam sucesso, como a torre de mignon com queijo canastra, crispy de alho-poró e batata rústica frita — diz a chef Mirka Lage, do Assunção Restaurante, em Botafogo.
Ao todo, mais de 35 restaurantes marcam presença este ano, levando ao Jockey desde pratos consagrados até criações inéditas, desenvolvidas especialmente para a edição de aniversário. Entre os participantes estão nomes já amados do público, como Lasai, San, Giuseppe Grill, Heaven Cucina, Babbo Osteria, Empório Jardim, Izar, Irajá Redux, Rainha, Absurda Confeitaria, Bar da Frente, Assunção e BistrOgro. Estreiam com força total casas como Rufino Parrilla, Nosso/Katz-Sü, Ocyá, Toto, Le Blond, Quinta da Henriqueta, Capricciosa Pizza D.O.C., Bonaccia Osteria, Curadoria, Maria e o Boi, Dois de Fevereiro e Páreo. Completam o time os espaços do Sesc e do Senac (com o Bistrô Sesc e a Casa Villarino), além do Fairmont Rio, do projeto Refettorio Gastromotiva (em parceria com a Prio) e do Sebrae Amapá, que leva os sabores da região Norte ao evento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/x/9/8DFufiQpGqAIYpu5eX5g/emporio-jardim-rg-tomas-rangel.jpg)
E é a Zona Sul que lidera esse verdadeiro desfile de delícias, com 23 casas confirmadas, algumas já consagradas, outras chegando pela primeira vez com receitas prontas para conquistar o público. Entre os nomes mais estrelados, o Lasai é o primeiro a ser citado. Recém-eleito o 28º melhor restaurante do mundo pelo ranking The World’s 50 Best, a casa do chef Rafa Costa e Silva no Humaitá ostenta duas estrelas Michelin e promete uma participação à altura da reputação internacional.
— No ano passado, vendemos tudo. Por isso, estamos na expectativa e nos preparamos para um movimento ainda maior, um esquema de tática de guerra. Vamos ter uma equipe exclusiva para o festival e, além do Lasai, estaremos com o Bonaccia Osteria, que fica na Casa Marambaia. Vamos ter pratos inéditos e outros que já levamos antes — diz o chef.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/w/6/GFM1BOTpa9KhYwViAvgQ/20250807-frescatto-lasai-058-alta-credtomasrangel.jpg)
Ao lado dele, outro premiado é o San Omakase, de André Kawai, no Leblon, que também manteve sua estrela Michelin em 2025 e levará ao evento uma seleção especial de sushis e peixes frescos.
— Já é o terceiro ano do San no Rio Gastronomia e a gente adora participar. É sempre uma oportunidade incrível de apresentar nossa cozinha para um público diverso e apaixonado por gastronomia. Para essa edição comemorativa, preparamos um menu que celebra a culinária japonesa, com pratos que já foram sucesso nas edições anteriores , como o Mini Katsu Sando, a Gyoza de Wagyu e os uramakis de Ebitem e Shake Zuke, e outras receitas especiais com peixes frescos e insumos japoneses. Estamos muito animados e com a expectativa lá no alto para essa edição tão especial — diz o chef André Kawai.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/F/g/BBGBppS0mxyxNHDIUBIg/whatsapp-image-2025-08-07-at-18.46.02-2-.jpeg)
Completando o trio de casas laureadas o Giuseppe Grill, também no Leblon. Bicampeão na categoria Carnes no Prêmio Rio Gastronomia, ele retorna ao Jockey com o bife de tira e outros best-sellers, como o bolinho do Giuseppe Grill (croquete de picanha) e a linguiça de costela.
— O Rio Gastronomia deveria acontecer mais de uma vez por ano. É um prazer estar nele, e acho que essa vai ser a maior edição, pelos 15 anos e também porque o evento sempre se aprimora. Selecionamos o que vendemos bem nos anos anteriores para criar um mix bacana para o público — afirma Marcelo Torres, dono do grupo Bestfork (Giuseppe Grill).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/j/b/e3SOnJQNG7I5k5btAKgQ/whatsapp-image-2025-08-07-at-12.30.24.jpeg)
Outro nome de destaque é a chef Vanessa Rocha, do Maria e o Boi, em Ipanema, apontada como chef revelação na última edição do prêmio. Para este ano, ela prepara a Mandioca Show, receita com aipim crocante, costela e molho de queijo canastra que conquistou crítica e público. O restaurante aparece com força dobrada: participa como veterano e também como símbolo da renovação. Erik Nako, sócio da casa e chef, lembra que os donos do Maria e o Boi estiveram no evento, com diferentes marcas, em 2015, 2019, 2022, 2023 e 2024.
— Estamos felizes de participar com o Maria e o Boi, casa que vem refletindo o trabalho de cozinha brasileira da Vanessa. Não tenho dúvidas de que as receitas de costela miga derretida (assada por 12 horas) e o sanduba com molho de queijo canastra e sua versão servida no prato vão ser os maiores sucessos do menu. Mas também destaco os corações de pato sobre pão sourdough de alho — adianta.
Entre os estreantes da Zona Sul a lista é generosa. O Nosso e o Katz-Sü, comandados por Bruno Katz, chegam com propostas modernas e autorais.
— A cada ano o evento cresce, se reinventa, revela novos talentos e conecta a gente com produtores, chefs e um público que respira gastronomia. É sempre uma troca rica, e ainda tem as palestras, que são um show à parte. Este ano apostei em dois dos queridinhos, tanto do Katz-Sü quanto do Nosso: o ceviche e o tartar de atum, que são campeões de venda e têm tudo a ver com o clima do evento. E também trouxe umas novidades, refletindo essa nova fase do Nosso e, claro, um pouco da pegada mais descolada do Katz-Sü — destaca o chef Bruno Katz.
Agustin Brañas, argentino à frente do Rufino Parrilla, estreia no festival representando o restaurante no Leblon com cortes de carne preparados com técnica e paixão.
— É a primeira vez que participamos do Rio Gastronomia e estamos muito felizes em trazer um pouco da alma do Rufino para esse evento tão importante. Pensamos em um menu que representa bem a nossa casa e a gastronomia argentina, com pratos que os clientes já amam, como a entraña fina angus, o bife de chorizo e o crema de choclo, e também algumas novidades como o choripán, que tem tudo a ver com esse clima de celebração. A expectativa é grande e queremos que o público sinta o sabor e a paixão que colocamos em cada receita — destaca Agustin Brañas, chef do Rufino.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/w/R/5q1Xw8Q4WrrVYgGWiO7g/whatsapp-image-2025-08-07-at-18.46.02.jpeg)
Já os bistrôs Toto (Ipanema) e Le Blond (Leblon), comandados por Thomas Troisgros, ampliam a presença da gastronomia francesa carioca no evento.
— É a primeira vez que participamos do Rio Gastronomia com o Toto e o Le Blond. Estamos animados para levar um pouco de cada uma das casas para o público. Selecionamos a dedo alguns pratos que já viraram clássicos nos restaurantes, especialmente para celebrar essa edição comemorativa de um dos eventos mais esperados do ano, que reúne grandes nomes e novidades da gastronomia — destaca o chef Thomas.
O português Quinta da Henriqueta, comandado pelo chef Carlos Gleyson no Jardim Botânico, promete emocionar com receitas que carregam história e afeto.
— Acho que o bolinho de bacalhau com queijo da Serra da Estrela vai ser o destaque. É o encontro de dois clássicos portugueses num só. Mas a guioza de bacalhau com consommé de pupunha também deve surpreender. Queremos levar ao público aquele sabor de comida de casa, de festa, de memória boa. É Portugal no coração e no prato — diz Gleyson.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/U/x/YV1isqTqK6pBodZqAiLQ/toto-chef-thomas-troisgros-credito-tomas-rangel1.jpg)
Depois de participar do Rio Gastronomia como palestrante em edições anteriores, o chef Gerônimo Athuel decidiu levar as delícias do Ocyá, no Leblon, diretamente ao público. Ele explica que enxergou no festival uma oportunidade de apresentar seu trabalho autoral, que começa no mar e termina no prato.
— Para esta edição especial de aniversário, quisemos levar preparos que traduzem bem a alma do restaurante, com foco em pescado, frescor e sabor direto. Acho que o prato que mais vai chamar a atenção é o sanduíche de mortadela de peixe. Ele tem força, simplicidade e muita técnica envolvida. A escolha do cardápio veio do desejo de apresentar pratos com identidade, mas que também criem uma conexão imediata com o público do evento — afirma o chef.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/d/Y/gXTeuuSni5IrTQdHFYSg/bolinho-de-bacalhau-com-queijo-serra-da-estrela-quinta-da-henriqueta-credtomasrangel-1-personalizado-.jpg)
Tradição, afeto e ousadia no cardápio com novidades
Outro retorno celebrado ao Rio Gastronomia é o da pizzaria Capricciosa (Ipanema e Jardim Botânico), veterana que volta ao circuito com suas redondas artesanais. Uma das apostas do restaurateur Bruno Tolpiakow são os frittos (montanaras e calzones), novidade no cardápio que, segundo ele, tem tudo para ser o grande destaque da casa no festival. A Capricciosa vai apresentar um menu no formato street food de pizza, pensado para facilitar o consumo enquanto o público circula pelo evento.
— Nossa expectativa é enorme, porque há anos não participamos e, coincidentemente, este retorno acontece no ano em que comemoramos os 25 anos da Capricciosa, o que torna tudo ainda mais especial. É uma chance de celebrar nossa história e, ao mesmo tempo, apresentar novidades ao público do Rio Gastronomia — afirma Bruno Tolpiakow, restaurateur.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/E/6/Ex0737RAKDaB46mBVYPA/capricciosa-trio-de-montanara-creditos-tomas-rangel.jpg)
A Curadoria, que em fevereiro chegou a Botafogo no mesmo espaço do Bar Saudade, também marca presença. Já é o terceiro ano da marca no festival.
— Este é o maior evento de gastronomia da cidade. É quando encontramos os amigos. E o ambiente, além de lindo, é irado. Acho que é a celebração mesmo da gastronomia do Rio. Nosso prato mais vendido deve ser o Katsu Tuna, nossa versão do sanduíche japonês com atum, maionese, sriracha e alface no pãozinho de fôrma — diz o chef e sócio Diogo Teixeira.
O sucesso da Absurda Confeitaria, do Jardim Botânico, refletiu-se na edição do ano passado do Rio Gastronomia, quando o público formou filas para degustar as criações de Henrique Rossanelli. O chef adianta que, este ano, todas as sobremesas serão servidas em potes, para facilitar a operação.
— Estamos empolgadíssimos e com a expectativa de repetir o sucesso do ano passado. Vamos levar as sobremesas que mais vendem, como o pavê de cookies e o pudim. Teremos também uma de merengue com chocolate e outra de iogurte com frutas vermelhas. A minha aposta é o bolo de cacau com brigadeiro de pistache e calda de chocolate, que é preparado com cacau e café para intensificar a massa, além da pasta de pistache feita aqui na casa. Ele está bem gostoso — conta Rossanelli.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/2/Q/tzja8RR8q02nke6FqRdw/captura-de-tela-2025-08-07-184720.png)
Entre os que unem comida e afeto, o Bar da Frente, recém-chegado à Zona Sul com uma filial em Copacabana, é um clássico da boemia reinventada. Mari Rezende, chef e alma da casa, já confirmou que levará novamente o Porquinho de Quimono, petisco de massa de harumaki recheada com costelinha suína, sucesso absoluto em edições anteriores.
— É sempre um prazer enorme participar do Rio Gastronomia! Apesar de já ter feito outras edições, as últimas vezes foram com a Liga dos Botecos, e desta vez vamos como Bar da Frente mesmo, então dá um frio na barriga como se fosse a nossa estreia. Acho que o Porquinho de Quimono vai ser o hit, mas o Bolovo vem como forte concorrente — diz Mari.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/e/8/D1RukQRjebb7mphP1tLg/bar-da-frente-foto-rodrigo-azevedo-20240119-006.jpg)
O Babbo Osteria, em Ipanema, participa pelo quarto ano consecutivo do Rio Gastronomia, mas a experiência do chef Elia Schramm no evento é ainda mais longa, pois ele já esteve no festival com outras marcas. O chef garante que este é o maior festival de gastronomia da América Latina:
— É uma ótima maneira de estar perto do público, divulgar a marca, encontrar os colegas da profissão e os amigos da imprensa. É uma grande celebração! A expectativa é que seja um evento lindo, de muito sucesso, com muita comida gostosa, novos participantes e também os veteranos. O prato do nosso cardápio que acho que vai fazer mais sucesso é o de sempre, que segue como um dos mais vendidos do evento: o Nhoque de Cogumelo (Funghi & Tartufo). Resolvemos trazer duas novidades: um croquete de carne do Jurubeba, que é o meu bar em Botafogo, e o steak tartare do Francese, restaurante que acabei de abrir em Ipanema. Vou aproveitar para divulgar as minhas três marcas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/e/O/JCVDAmSQe6ZmgeuP4Tcw/elia-schramm5-foto-rodrigo-azevedo-20180216-053.jpg)
As receitas do chef Danilo Parah, que também já ministrou aulas no evento, estarão no espaço do Ízär e do Mäska, ambos com casas em Ipanema.
— Acredito que esta será a maior de todas as edições. Este ano estarei com dois restaurantes no mesmo estande porque quero mostrar um pouco do que fazemos em cada casa e aproveitar para trazer de volta alguns sucessos do passado — revela Parah.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/5/4/m9i3AlSPKs3A6dKxYrEg/danilo-parah-chef-maska-cred-tomas-rangel-2-.jpg)
A diversidade da cena gastronômica
Quem gosta de uma boa comida brasileira poderá aproveitar as delícias servidas pelo Páreo, com casa no próprio Jockey e que participa pela segunda vez do festival.
— Preparamos um cardápio especial que combina sabores regionais com técnicas contemporâneas. Tenho certeza de que será um sucesso. Aposto no ceviche e no nhoque como os destaques do nosso cardápio — afirma o chef Marcones Deus.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/3/A/uL3jUCTHO1CJTOYYPPhA/pareo-riogastronomia0074a.jpg)
Veterana no evento, a chef Paula Prandini, do Empório Jardim, com três endereços na Zona Sul, participa pelo sétimo ano consecutivo e se orgulha de ter acompanhado o crescimento do festival. Como presente para o público, ela levará a torta de chocolate mais famosa do restaurante, em versão exclusiva para o evento, além de outras três receitas criadas especialmente para o Rio Gastronomia.
— A expectativa é bater recordes de público e de marcas, tanto consagradas quanto novas, para que as pessoas se aproximem cada vez mais do universo gastronômico que temos a oferecer. Essa mistura cultural de comida, música e gente é receita certa! Estou levando pratos descontraídos, práticos, cheios de técnica, charme, sabor e, principalmente, fáceis de preparar e de comer passeando pelo evento. Nada de filas gigantes na porta do estande por conta da demora excessiva na liberação de pratos elaborados demais para o perfil do festival — garante a chef.
O chef Pedro de Artagão, que estará presente com os restaurantes Rainha (Leblon) e Irajá Redux (Leblon e RioSul), revela que o evento tem um lugar especial em sua memória. Por isso, aposta em pratos que carregam afeto, sabor e a identidade de suas casas, como o caldinho de frutos do mar e o arroz de costela.
— É um evento que acompanhamos de perto desde o início e que sempre nos recebe com um carinho enorme. Participar é como reencontrar um público que segue o nosso trabalho, torce e volta, especialmente pelo nosso bolo de brigadeiro, que virou tradição. O mais bonito do evento é justamente esse espírito democrático, que aproxima o público da gastronomia da cidade. É a nossa forma de celebrar a culinária carioca com quem realmente faz parte dela — diz Artagão.
Desde 2022 no festival, o Fairmont Rio de Janeiro levará sabores brasileiros em criações assinadas pelo chef executivo Jérôme Dardillac.
— O Rio Gastronomia é uma oportunidade única de compartilhar nossa paixão pela culinária com o público carioca e visitantes de todo o Brasil. É uma festa da criatividade, da tradição e da hospitalidade — afirma o chef francês, que comanda a cozinha do Fairmont Rio, em Copacabana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/f/C/9MhMicRGAxBaZ2ggAdlA/captura-de-tela-2025-08-07-190009.png)
Todos os restaurantes também vão oferecer o Prato RG, uma opção a R$ 30 criada especialmente para democratizar a experiência do festival. A experiência, no entanto, vai além dos pratos. A edição 2025 mantém a tradição de unir música, gastronomia e entretenimento em uma receita que já provou ser imbatível. Os shows estão entre os grandes atrativos: a abertura no dia 14 fica por conta dos Titãs, seguidos por Buchecha, Paulinho Moska, Iza, Paula Toller, Mart’nália, Forróçacana, Sambotica, Grande Rio, Paulo Ricardo, Xande de Pilares, Paula Lima e o bloco Carrossel de Emoções. Para as famílias, o evento oferece roda-gigante de 20 metros, tirolesa, espaço infantil com recreação da Animasom e uma área dedicada a pequenos produtores, com degustações e venda de produtos artesanais.
Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da lei estadual de incentivo à cultura,Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura – Lei do ISS, Sesc RJ e Senac RJ apresentam o Rio Gastronomia 2025. O evento conta como Governo do Estado do Rio de Janeiro como estado anfitrião e a Cidade do Rio de Janeiro como cidade anfitriã; patrocínio Master de Naturgy e Cartões Visa BB, patrocínio de Stella Artois, Maturatta, PRIO, BYD, Ipiranga, Secretaria municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura — Lei do ISS e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura; apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Rede D’Or, Prezunic, Garrafaria, Água Pouso Alto, Chandon, azeite Andorinha, Président, Cielo, Britania, Seara Gourmet, Governo do Estado do Amapá, Sebrae, TV Globo, Alfa CEM Bilíngue, Embratur e SulAmérica; participação de café Três Corações, Frescatto, Aperol, Granfino, Gin Ion, Granado, Venancio e Cachaça 51; Shopping Oficial Rio Sul; Cia Aérea Oficial Gol Linhas Aéreas; Hotel Oficial Fairmont Rio; Parceria de Energia Sustentável TYR mercado livre de energia; Parceria do SindRio; Produção RKF e Lanikai; Radio Oficial CBN e Rádio Globo, Parceiro de Mídia Eletromídia, Assessoria de Imprensa In Press. A realização é do GLOBO através do Ministério da Cultura, Governo Federal.