Com previsão de virada radical no tempo, incluindo rajadas de ventos de até 100 km/h, após um fim de semana ensolarado, o Rio já tem registros de chuva em diferentes pontos, como Sepetiba, Guaratiba, Santa Cruz, Grota Funda, Campo Grande, Mendanha, na Zona Oeste; Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste; e Saúde, no Centro, de acordo o Sistema Alerta Rio, da prefeitura. O órgão informa que núcleos de chuva atuam sobre a Baía de Sepetiba e Médio Paraíba, com deslocamento em direção à Zona Oeste, sem ocorrência de raios no momento. A previsão é de chuva fraca a moderada na próxima hora.
- Região serrana: Petrópolis entra em estágio de observação por risco de chuva forte e ventos intensos
- Alerta: ventos de até 100 km/h podem atingir o Rio nesta segunda à tarde
Também há ocorrência de céu escuro e ventania em diferentes bairros, como em Bangu, na Zona Oeste, e Copacabana, na Zona Sul, onde “o dia virou noite”, segundo relatos. Na praia, refletores foram acesos por volta das 16h.
“Que a chuva caia quando eu chegar em casa, porque o tempo está horrível aqui em Copacabana”, disse uma moradora nas redes sociais.
“Em Bangu está uma ventania”, relatou outra.
“Rio de Janeiro hoje: dia cinza nublado, soprando uma ventania”, registrou outro.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, as áreas de instabilidade que atuam sobre o estado de São Paulo, que registrou chuva forte, raios e ventania nesta segunda-feira (22), permanecem se deslocando em direção ao Rio.
Rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h estão previstas para o fim da tarde desta segunda-feira e a madrugada de terça-feira no Rio, segundo o Sistema Alerta Rio. Em meio à virada oficial das estações, a instabilidade vai permanecer ao longo da semana, com chuva até sexta-feira, além de declínio nas temperaturas. A primavera começou oficialmente às 15h19 desta segunda-feira.
Entre 15h e 16h, houve registro de vento moderado na estação do Forte de Copacabana (43,6 km/h),
(matéria em atualização)