A previsão do tempo desta terça-feira alerta para perigo potencial de chuvas intensas e até tempestades pelo Brasil, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Especialista alerta para possibilidade de pancadas isoladas em partes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Brasil cada vez mais seco: país perdeu o dobro da área da cidade de São Paulo em superfície de água
- Outono: estação do céu mais azul começa nesta quinta; veja previsão para os próximos meses
Dois avisos na escala amarela, de “perigo potencial”, indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, que, além do Norte, Nordeste, e Centro-Oeste, mais castigados pelas precipitações elevadas, ecoam pelo Sudeste.
— A formação de um ciclone de baixa pressão no Atlântico Sul está promovendo a entrada de umidade pelo litoral, o que deve resultar em pancadas de chuvas e chances tempestades no Rio de Janeiro, Sudeste de Minas e ainda Belo Horizonte — prevê a metereologista Andrea Ramos.
Também há previsão de chuvas isoladas no Sul, com atenção para o Oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Por outro lado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fenômeno que dá nome às famosas “águas de março”, continua atuar no Norte. Isso leva ao transporte de umidade para a região central do país, com chuvas intensas, especialmente no Mato Grosso e em Goiás. O mesmo acontece no Nordeste, no estado do Maranhão e no Sudoeste da Bahia.
— Uma alta pressão predomina no interior nordestino, o que favorece a presença de uma massa de ar quente e seca — explica Andrea.
O Instituto também deixa instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).