“Adolescência” estreou na Netflix na última quinta-feira (13). Ao longo de quatro capítulos, a minissérie conta a história de um garoto de 13 anos chamado Jamie Miller, acusado de assassinar sua colega de escola, Katie. O enredo impactante aborda como as mídias sociais e as plataformas digitais impactam diretamente os adolescentes.
- ‘Adolescência’: Série da Netflix é inspirada em história real? Entenda
- Owen Cooper: Quem é o protagonista de ‘Adolescência’, da Netflix? Menino de 15 anos nunca havia atuado antes
Coproduzida por Brad Pitt, “Adolescência” causou forte repercussão. Embora o inspetor-detetive Luke Bascombe tenha a tarefa de reunir evidências para determinar o culpado do assassinato, a trama esconde muitos detalhes que compõem a história.
Conforme detalhado pelo The Mirror, no último capítulo da série, onde Jamie finalmente admite o assassinato de sua colega de escola, ouve-se uma versão emocionante da música “Through the eyes of child” (“Pelos dos olhos de uma criança”, em português) de Aurora. Pela primeira vez, se ouve a voz de Katie, interpretada pela atriz Emilia Holliday.
- Crítica: Série brilhante, ‘Adolescência’ mistura técnica e emoção num encontro perfeito
Vale ressaltar que a vítima aparece apenas no primeiro episódio da minissérie, onde é vista em câmeras de segurança pouco antes de ser assassinada por Jamie, que a esfaqueou até a morte.
“Eu não conseguia parar de pensar nela. Ela é absolutamente incrível”, disse o diretor da série, Philip Barantini, à Tudum, sobre o roteiro que Jack Thorne lhe enviou, que o deixou completamente impressionado.
Dirigido por Barantini e escrito por Stephen Graham, o papel do acusado assume suprema importância. Sendo um garoto de apenas 13 anos, tanto sua família quanto os protagonistas ficam comovidos com tal assassinato. Vale ressaltar que os quatro episódios da série são filmados em plano sequência, o que significa, em termos técnicos, que não cortes de câmera — mas sim uma só tomada, do início ao fim de cada episódio.
“Um dos nossos objetivos era nos perguntar: ‘O que está acontecendo com os jovens hoje? Que pressões eles enfrentam de seus pares, da internet e das mídias sociais?’ E essas pressões são tão difíceis para os jovens aqui quanto para os jovens em qualquer outro lugar do mundo”, disse Graham à Netflix. A história da série não aconteceu na vida real, mas é inspirada em ataques da mesma natureza que aconteceram no Reino Unido.