Filmes indicados ao Oscar e inspirados nas relações internas do Vaticano estão disponíveis no streaming As relações internas do Vaticano vem inspirando Hollywood nos últimos anos, com filmes premiados como “Dois papas” (2019) e “Conclave” (2024).
Muito elogiado por crítica e público, “Conclave” chegou a ensaiar um favoritismo ao Oscar neste ano e ganhou ainda mais atenção quando o Papa Francisco foi internado em fevereiro, com pneumonia bilateral, doença em que ambos os pulmões são prejudicados. O interesse disparou quando Francisco morreu, no dia 21 de abril, aos 88 anos.
Prime video: Confira as estreias de filmes e séries em maio de 2025 no streaming
Globoplay: Nova série de Paulo Vieira e volta da irreverência de ‘Armação Ilimitada
Netflix: Tina Fey e Julianne Moore nas duas grandes estreias do mês
Disney+: Novas temporadas de ‘Abbot Elementary’ e ‘Spidey e seus amigos espetaculares’
Apple TV+: Filme novo com John Krasinski e Natalie Portman e doc sobre Bono, do U2
Inspirada no romance do britânico Robert Harris — que foi publicado no Brasil por sugestão de Jô Soares —, a trama ficcional acompanha o conclave (processo de escolha) de um novo papa após a morte de um líder católico reformista. A “eleição interna”, que é sempre realizada de maneira secreta, expõe as várias divisões da Igreja.
Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, “Dois papas” tem uma referência mais direta ao Papa Francisco. O filme tem inspiração na surpreendente renúncia de Bento XVI ao papado em 2013 e a posterior eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio como papa Francisco I no mesmo ano.
A narrativa é inspirada na peça “The pope”, do neozelandês Anthony McCarten, que também assinou o roteiro do filme e depois escreveu um livro sobre o assunto, “The pope: Francis, Benedict, and the decision that shook the world”. Para a versão filmada, McCarten imaginou diálogos entre Bento XVI (Anthony Hopkins) e o então cardeal Bergoglio (Jonathan Pryce) pouco antes da renúncia do primeiro.
Saiba onde assistir
“Conclave”: Amazon Prime Video e Apple TV+
“Dois Papas”: Netflix e Amazon Prime Video
Galerias Relacionadas