Contratar um seguro de vida é uma forma de planejar o futuro com confiança. Ele é muito mais do que um simples contrato. É uma garantia de proteção e segurança para você e sua família. O produto pode ajudar a garantir que seus objetivos financeiros, como a educação dos filhos ou a quitação de dívidas, por exemplo, sejam alcançados, mesmo em sua ausência.
Ao considerar um seguro de vida, você está tomando uma decisão responsável e cuidadosa que pode fazer a diferença em momentos cruciais. Muitos acreditam que o produto só é necessário para quem tem dependentes. No entanto, qualquer pessoa que tenha responsabilidades financeiras, como dívidas ou empréstimos, pode se beneficiar dessa solução de proteção.
Atualmente, 18 em cada 100 brasileiros têm seguro de vida, de acordo com a pesquisa “Percepção dos brasileiros sobre proteção e planejamento”, realizada pelo Instituto DataFolha para a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). São pessoas que já entenderam o valor desse produto para garantir a proteção de toda a família.
— O nível de maturidade financeira dos brasileiros em relação aos produtos de proteção de longo prazo, especialmente em relação aos seguros de vida e planos de previdência, tem apresentado avanços, embora que ainda tímidos — relata Beatriz Piñeiro Herranz, diretora executiva da FenaPrevi.
Em sua avaliação, a educação financeira entre os jovens precisaria avançar para que este cenário mude. De fato, no ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o conhecimento de gestão de dinheiro entre estudantes, o Brasil está na 17ª posição entre os 20 países avaliados.
— O principal impacto da baixa educação financeira entre estudantes é a incipiente cultura de longo prazo, gerando um planejamento financeiro ineficaz, sobretudo em relação à necessidade de proteção securitária e previdenciária, o que deixa as pessoas e famílias vulneráveis às situações adversas que podem ocorrer ao longo da vida.
O desconhecimento é uma das razões para não se contratar um seguro, conforme revelou pesquisa da FGV encomendada pela Prudential, maior seguradora independente em seguros de vida no Brasil.
Segundo Dennys Rosini, diretor de Produtos na Prudential do Brasil, é possível personalizar o seguro de acordo com as necessidades do cliente e seu momento de vida.
— Contratar um seguro de vida é investir em sua tranquilidade e na estabilidade financeira daqueles que você ama. Há diversos tipos de seguros disponíveis no mercado, incluindo produtos vitalícios e temporários, além de coberturas que podem ser adicionadas a qualquer tempo — afirma Dennys, ressaltando ainda que há opções para todos os bolsos.
Os benefícios são evidentes para quem contrata, como aponta Beatriz Piñeiro Herranz:
— Na pesquisa DataFolha/FenaPrevi, os entrevistados que possuem seguros expressam uma maior sensação de segurança. Eles mencionam que se sentem mais preparados para imprevistos, uma vez que o seguro garante apoio financeiro para seus entes queridos, ajudando a mitigar as preocupações sobre o futuro e reduzindo a ansiedade em situações de incerteza.
Conheça as vantagens e os benefícios que tornam o seguro de vida uma escolha inteligente para todos:
1.É uma ferramenta de proteção
Muitos confundem seguro de vida com investimento. No entanto, o produto é uma poderosa ferramenta de proteção financeira que proporciona estabilidade e conforto. Qualquer pessoa pode se beneficiar, independentemente de idade, estado civil, gênero, renda ou situação profissional.
2.Não é apenas para morte
O seguro de vida garante que, em caso de falecimento, os beneficiários tenham recursos necessários para manter sua qualidade de vida. A indenização pode ser usada para cobrir despesas essenciais, como custos com moradia e educação dos filhos, por exemplo. O seguro de vida também pode ser usado em vida, incluindo coberturas para doenças graves, acidentes pessoais e renda hospitalar.
3.Cabe em todos os bolsos
Essa é uma das principais razões para não contratar. Ao contrário do que muitos pensam, o produto é acessível e se encaixa dentro da realidade de cada pessoa. É possível começar com um seguro que atenda ao seu orçamento atual e, caso for necessário, adquirir uma cobertura adicional.
4.Facilidade na contratação
Algumas pessoas evitam o seguro de vida por achar o processo de contratação complexo e burocrático. Porém, com o avanço da tecnologia, contratar um seguro de vida nunca foi tão fácil. Muitas seguradoras oferecem processos online simplificados, permitindo que você adquira a proteção de que precisa de forma rápida e conveniente.
5.Qualquer pessoa pode ser beneficiária
É um erro pensar que apenas familiares podem ser beneficiários do seguro de vida, como se fosse uma herança. O segurado pode escolher quem receberá a indenização, podendo destinar o valor para um amigo, ou até mesmo para uma instituição de caridade a qual o cliente apoie.
6.Agilidade no pagamento de benefício
No geral, o pagamento da indenização ocorre de maneira simples e sem complicação. Basta o beneficiário ou o próprio corretor acionar a seguradora e enviar os documentos solicitados. Por lei, o prazo é de até 30 dias. Na Prudential, o pagamento do benefício ocorre, em média, em três dias.